fbpx

SWU: produtos fabricados de cana contribuem para um mundo melhor

17 de novembro de 2011

undefinedA Coca-Cola Brasil aproveitou o apelo da sustentabilidade do festival musical SWU – Starts With You (‘Começa Com Você’) para lançar a garrafa Crystal Eco, produto da marca de águas Crystal que utilizará 30% de etanol produzido a partir da cana e 20% menos PET, derivado de petróleo, em suas novas embalagens.

A novidade, apresentada ao público que compareceu ao evento realizado na cidade de Paulínia (SP) entre os dias 12 e 14 de novembro, chegará às prateleiras dos mercados a partir de janeiro de 2012.

“Lançar a Crystal Eco em um evento como o SWU é uma grande oportunidade para levarmos a preocupação ambiental aos jovens, convidando a todos para se juntarem a uma causa tão importante. Queremos reforçar a ideia de que nossas escolhas no dia a dia podem contribuir para um mundo mais sustentável,” afirma o diretor de Marketing da Coca-Cola FEMSA Brasil, Rodrigo Campos.

Devido ao seu processo de produção, a garrafa Crystal Eco pode ser facilmente retorcida, ocupando 37% menos espaço no lixo e facilitando o transporte e a reciclagem.

O novo produto da Coca-Cola tem o apoio das entidades Instituto Akatu; Conservação Internacional; SOS Mata Atlântica; e Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), cujas marcas estão estampadas no rótulo da garrafa.

Bioplásticos na indústria

Nos últimos dois anos, diversas empresas multinacionais aderiram aos plásticos ‘verdes’, seguindo o exemplo da Coca-Cola, que em março de 2010 iniciou a fabricação das PlantBottles. Outras companhias, como TetraPak, Heinz, Nestlé, Danone, Procter & Gamble, Dow-Mitsui, AT&T e Michelin também já anunciaram projetos envolvendo o uso de plásticos produzidos a partir da cana-de-açúcar.

De acordo com o relatório “Global Bioplastics Market 2010–2014”, divulgado no início de setembro pela empresa Technavio, o mercado de bioplásticos deverá crescer até 32% considerando o período 2010-2014.

SWU

O SWU é um movimento de conscientização a favor da sustentabilidade, cujo objetivo é mobilizar o maior número de pessoas para a construção de um mundo melhor. O movimento, ancorado por um grande festival de música e artes nasceu da iniciativa de Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom.

A primeira edição aconteceu ano passado, de 9 a 11 de outubro em Itu, interior de São Paulo, e recebeu aproximadamente 164,5 mil pessoas. Segundo os organizadores, a edição 2011 do SWU, realizada no Parque Brasil 500, a 120 quilômetros da capital paulista, reuniu 179 mil pessoas nos três dias de evento; 64 mil (12/11), 45 mil (13/11) e 70 mil (14/11).