fbpx

Tereos recebe certificado Energia Verde da UNICA

10 de março de 2021
Tereos recebe certificado Energia Verde da UNICA

As sete unidades da Tereos Açúcar & Energia Brasil receberam na última quinta-feira, dia 04/03, durante o ‘Webinar Sustentabilidade Ambiental, Bioeletricidade e o Selo Energia Verde’, o Certificado Energia Verde, concedido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) para empresas produtoras de energia limpa e renovável, produzida a partir da biomassa da cana-de-açúcar, e para consumidores de energia no mercado livre.

O certificado Selo Energia Verde é um reconhecimento por práticas sustentáveis, mantido pela UNICA, em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e apoio da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL).

Conduzido por Zilmar Souza, gerente de bioletricidade da UNICA, que apresentou o programa de certificação, o evento contou ainda com palestra de Glauce Botelho, superintendente adjunta de Meio Ambiente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Atualmente, 51 usinas brasileiras possuem a certificação, entre elas as sete unidades da Tereos no interior paulista – Andrade (Pitangueiras/SP), Cruz Alta (Olímpia/SP), Severínia, São José (Colina/SP), Mandu (Guaíra/SP), Vertente (Guaraci/SP) e Tanabi.

De acordo a UNICA, as usinas reconhecidas com o certificado deverão produzir, ao longo de 2021, um total de 12.211 GWh, sendo 64% exportados para o Sistema Interligado Nacional (SIN) e o restante para o autoconsumo das plantas sucroenergéticas.

Trata-se de uma energia estratégica e renovável a ser produzida, equivalente a 15% da produção do ano passado da Usina Itaipu ou a 100% da geração a carvão mineral.

Segundo o gerente de Energia da Tereos, Samuel Oliveira, o certificado demonstra a seriedade do Grupo Tereos na preservação ambiental e respeito às leis ambientais, contribuindo para uma matriz energética mais limpa e renovável.