Na noite desta terça-feira (20), a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para 2018. A deputada Tereza Cristina (DEM/MS) assumiu a presidência da instituição, no lugar do deputado Nilson Leitão (PSDB/MT), que, por sua vez, assumiu a liderança do partido na Câmara dos Deputados. Agora no comando da FPA, Tereza deixa o cargo de vice-presidente, posição que ocupou em 2017.
Posse da nova diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária – FPAO evento foi prestigiado por diversas autoridades políticas, como o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, além de lideranças do setor e executivos do agronegócio, como a presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Elizabeth Farina, que fez questão de exaltar o trabalho da parlamentar.
“A Tereza vem fazendo um brilhante trabalho junto ao nosso setor, vale ressaltar todo seu esforço, acompanhado de muita competência, conhecimento e sabedoria, em prol de projetos e inciativas extremamente importantes para a sociedade brasileira, como é o caso da Política Nacional de Biocombustíveis, o RenovaBio”.
Elizabeth Farina e Tereza CristinaO governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, também presente à cerimônia, comentou: “Quero destacar aqui a importância do setor do agronegócio, da agropecuária no Brasil. É importante essa aproximação entre a sociedade, os produtores e o legislativo. Isso beneficia toda a economia. A Tereza Cristina é uma engenheira agrônoma, foi secretaria de Agricultura, tem uma larga experiência, como o Nilson Leitão, que passa o bastão para a Tereza”.
Conforme antecipou em artigo no site da FPA, a nova presidente da entidade pretende propor a discussão de políticas públicas mais eficientes e que favoreçam o desenvolvimento do agronegócio nacional e tragam investimento aos produtores rurais. “O principal objetivo é reduzir a dependência do crédito agrícola oficial, dando mais estabilidade e fôlego ao setor produtivo que garante o abastecimento e a segurança alimentar de milhares de brasileiros diariamente”, ressaltou a deputada.
Perfil
Tereza Cristina é engenheira agrônoma, graduada na Universidade Federal de Viçosa (MG). No Mato Grosso do Sul, ocupou como gerente-executiva as secretarias do Planejamento, Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo. Em 2017, ocupou a liderança do PSB na Câmara dos Deputados. Também atuou como executiva de empresas do setor de alimentos em São Paulo e participou da diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso do Sul (Aprosul), da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), e dos sindicatos rurais de Sonora, Terenos e Campo Grande.