A EPE – Empresa de Pesquisa Energética, do Ministério das Minas e Energia – facilitou o processo de cadastramento para as usinas de cana-de-açúcar participarem dos leilões de bioeletricidade de 2008. As portarias existentes foram simplificadas e agora o prazo para entrega de formulários termina no dia 15 de fevereiro, sexta-feira.
“As usinas devem verificar, caso a caso, se as mudanças nos requisitos de informações não alteram os preenchimentos anteriores”, recomenda Onorio Kitayama, consultor de bioeletricidade da UNICA. Para ter acesso aos documentos, clique no endereço abaixo:
http://www.epe.gov.br/Lists/LeilaoA52008/DispForm.aspx?ID=8
Os projetos
A ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – publicou novos registros de projetos de empresas para participação em leilões de cogeração de energia. Entre as usinas estão Cocal, Guariroba, Frutal, São José da Colina, Vertente, Vista Alegre, Mandu, Porto das Águas, Continental, Campina Verde, Itumbiara, Ituiutuba, Ouroeste, Cosan, Univalem, Barra, Guariba, Paranapanema, Cenam, Tanabi, Vale do São Simão, Mococa, Diana, Terrazul, Rio Verde e Paraíso.
“A cogeração de energia elétrica agregará renda na operação das usinas de cana-de-açúcar e, por isso, favorecerá a competitividade do açúcar e do álcool, ampliando mercados dentro e fora do Brasil e criando um ciclo virtuoso para o setor”, afirma Kitayama.