O conhecimento adquirido na organização do prêmio Esso de Jornalismo, que existe há 54 anos, será usado no TOP ETANOL, que integra o Projeto AGORA. A empresa RP Consultoria, do jornalista Ruy Portilho, vai coordenar o TOP ETANOL que premiará acadêmicos, personalidades, jornalistas, lideranças governamentais e os melhores trabalhos elaborados por estudantes universitários.
O Prêmio TOP ETANOL integra o Projeto AGORA, que reúne companhias e entidades ligadas à cadeia de produção de energias renováveis em um projeto integrado de comunicação e marketing. Apóiam a iniciativa a União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (UNICA), as empresas Itaú-Unibanco, Monsanto, Basf, Dedini e SEW Eurodrive, além dos sindicatos estaduais dos produtores de açúcar e etanol de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
De acordo com Portilho, o TOP ETANOL tem tudo para se transformar na grande premiação voltada para a área de meio ambiente no Brasil. “O Prêmio tem a característica de mobilizar as pessoas sobre assuntos que são fundamentais para a própria existência do planeta. A premiação desperta a atenção, motiva e induz a um exame profundo das questões ambientais.”
Coordenador do Prêmio Esso desde 1992, Ruy Portilho tem larga experiência em redações de jornais, entre as quais a do O Estado de S. Paulo, onde atuou durante 14 anos. Assessor de imprensa da Esso na década de 80, Portilho atualmente administra sua própria agência de comunicação, a RP Consultoria, voltada para tarefas de assessoria empresarial.
O Prêmio Esso de Jornalismo, um dos mais importantes e tradicionais programas de reconhecimento de mérito dos profissionais de imprensa do Brasil, completa 54 anos de existência em 2009.
CATEGORIAS
Previsto para abril de 2010, o TOP ETANOL terá quatro categorias que devem ser abordadas levando em consideração o tema “Agroenergia e Meio Ambiente”:
• Top Etanol Monografia: voltado aos alunos de graduação, serão premiados os trabalhos que mais contribuam para avanços no setor.
• Top Etanol Imprensa: serão premiados artigos e reportagens das subcategorias impressa, TV e rádio.
• Top Etanol Personalidades: reconhecimento das pessoas que de alguma forma contribuíram para o setor da agroenergia.
• Top Etanol Fotografia: aberto a fotógrafos amadores e profissionais, serão premiadas as melhores fotos que retratarem o setor sucroenergético e soluções para mudanças climáticas.
Segundo o diretor de Comunicação Corporativa da UNICA, Adhemar Altieri, o TOP ETANOL foi pensado como uma forma de fomentar o conhecimento sobre as energias renováveis: “Esperamos que a premiação estimule a produção de mais conteúdo voltado à agroenergia, especialmente sua forte ligação com o meio ambiente no Brasil”.