fbpx

Ucranianos buscam alternativa à beterraba para a produção de açúcar

0
15 de agosto de 2008


Os produtores de açúcar da Ucrânia acreditam que o uso da beterraba como matéria-prima tende a tornar o negócio pouco rentável nos próximos anos. Assim, um grupo de representantes das empresas ucranianas veio ao Brasil com uma missão objetiva: investigar a cana-de-açúcar como uma alternativa à beterraba na produção de açúcar.

O fato de a cana-de-açúcar ser mais do que uma fonte para extração de açúcar e ser responsável no Brasil por mais de 50% da demanda por combustíveis de veículos leves, graças à produção e uso de etanol, além de gerar energia elétrica tanto para as usinas como para o sistema nacional, aumentou o interesse dos ucranianos.

Segundo relato dos representantes de empresas produtoras de açúcar de beterraba na Ucrânia à relações públicas da UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), Carolina Costa, nesta quarta-feira (13/08/08), o governo do país já criou inclusive programas de incentivo à produção de etanol, com a liberação de recursos para a construção de usinas.

Além de terem sido informados sobre a dimensão do setor sucroalcooleiro do Brasil, os executivos tiveram a oportunidade de conhecer na sede da UNICA a história do uso do etanol de cana-de-açúcar no Brasil, desde a criação do Proálcool, nos anos 1970, e o impacto positivo do lançamento dos carros flex para o setor sucroenergético brasileiro, a partir de 2003.