fbpx

UNICA alerta democratas para o efeito das tarifas sobre o etanol de cana

0
28 de agosto de 2008


A UNICA – União da Indústria da Cana-de-Açúcar – marcou o café da manhã desta quarta-feira, 27/08, dos participantes da convenção do Partido Democrata americano, que acontece esta semana na cidade de Denver. Ao abrir um dos principais jornais voltados para o Congresso americano e distribuído amplamente por ocasião da convenção, os delegados democratas encontraram um anúncio da associação, alertando para o fato de que a tarifa americana sobre a importação de etanol tem efeito não só sobre a independência energética dos EUA, por impedir a diversificação de fontes, mas também sobre o bolso dos contribuintes, pois impede uma redução no preço da gasolina para o consumidor.







Anúncio publicado nesta terça-feira (27/08/2008) pela UNICA no jornal “The Hill”, nos Estados Unidos
O Congresso dos Estados Unidos prolongou recentemente a taxa de US$ 0,54 por galão (US$ 0,14 por litro) de etanol sobre as importações do país, apesar da preferência da Casa Branca pela queda da barreira.

O anúncio, idêntico ao que foi utilizado na campanha deflagrada pela UNICA por ocasião do feriado de 4 de julho nos Estados Unidos, desta vez foi veiculado no jornal “The Hill”, leitura obrigatória dos congressistas americanos. Normalmente voltado para a área política em Washington, o jornal está sendo distribuído durante a convenção democrata aos hospedes dos principais hotéis de Denver e diretamente a participantes da convenção. Durante esta semana e apenas em Denver, o jornal também está sendo encartado no USA Today, jornal diário de circulação nacional de maior tiragem dos Estados Unidos.


O tema da dependência energética e os altos preços da gasolina têm esquentado o debate da campanha presidencial no país. Barack Obama, que deverá ser indicado formalmente candidato dos democratas na quinta-feira, tem se mostrado reticente quanto à redução ou derrubada da barreira tarifária.



O comércio internacional de etanol continua pequeno, devendo girar apenas cerca de 5 bilhões de litros este ano devido a este tipo de restrição, imposta sobretudo por países desenvolvidos. No entanto, segundo levantamento da UNICA, o etanol é o combustível renovável mais produzido e consumido no mundo. Entre 2000 e 2007, a produção mundial mais que dobrou, e deve alcançar 116 bilhões de litros por ano até 2012.


Já John McCain, que deve ser formalmente indicado como candidato na convenção do Partido Republicano na próxima semana, tem feito uma clara defesa da derrubada das tarifas. Como as pesquisas eleitorais apontam que os candidatos estão tecnicamente empatados, os temas em que divergem, como a dependência energética e as questões tarifárias, tendem a se tornar ainda mais relevantes à medida que a campanha avança.