fbpx

UNICA amplia participação na gestão das águas no Centro-Sul do País

23 de novembro de 2012

Aumentou para dez o número de órgãos dedicados à gestão, melhor uso e conservação de recursos hídricos que contam com a participação da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). O acréscimo ocorreu no final de outubro em reunião na cidade de Ourinhos (SP), quando o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH) passou a contar com a participação titular e suplente da UNICA para o peíodo de 2012 a 2016.

Com uma área total de aproximadamente 100 mil Km2, sendo 51% pertencentes ao Estado do Paraná e 49% a São Paulo, e englobando 247 cidades, o CBH Paranapanema contará com membros do poder público municipal, estadual e federal, além de usuários de água com destaque para as indústrias, segmento em que a UNICA atua. Associações civis também terão participação no Comitê, que representa os interesses de cerca de 5 milhões de habitantes.

“É fundamental a participação da UNICA em mais esse Comitê, não apenas por agregar uma região com grande concentração de usinas e destilarias, mas também pela possibilidade de levarmos a outros setores os exemplos sustentáveis já aplicados na indústria da cana,” afirma o consultor Ambiental e de Recursos Hídricos da UNICA, Andre Elia Neto. Ele explica que os representantes dos usuários de água contam com 40% dos votos no CBH Paranapanema, o que pode influir positivamente nos instrumentos de gestão, como a cobrança e a preservação do recurso hídrico.

Desde a década de 90, a UNICA representa o interesse da cadeia produtiva canavieira no Comitê Estadual de Recursos Hídricos no Estado de São Paulo (CRH-SP), participando ainda dos Comitês de Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Aguapeí e Peixe, Mogi-Guaçu, Médio Paranapanema, Sorocaba e Médio Tietê, Tietê-Batalha, Turvo Grande, Tietê-Jacaré, São José dos Dourados e em nível nacional, do CBH Rio Grande, que reúne representantes da União e dos Estados de São Paulo e Minas Gerais.