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UNICA aplaude expansão do uso da tecnologia da Coca-Cola

1 de março de 2011

A tecnologia por trás da garrafa plástica PlantBottle, desenvolvida pela Coca-Cola, também será utilizada para produzir garrafas para o famoso ketchup  da marca Heinz. A parceria estratégica entre as duas empresas, anunciada pela Coca-Cola Company e a H.J. Heinz Company na quarta-feira (23/02), foi aplaudida pelo presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Marcos Jank, que participou do lançamento da PlantBottle – produzida com até 30% de etanol derivado de cana-de-açúcar – no mercado brasileiro em março de 2010.  “Nossa indústria parabeniza as duas empresas e esperamos ver muitas outras adoções deste material inovador à base de cana,” afirma.

Jank descreveu o acordo como mais um exemplo da expansão do uso de etanol de cana e dos subprodutos da cana de maneiras inovadoras e criativas, com resultados ambientais positivos: “Como mencionamos na ocasião em que as garrafas bio-PET foram anunciadas no Brasil, a iniciativa da Coca-Cola com certeza irá se expandir para outras indústrias e formas de uso. A decisão da Heinz é um exemplo dessa movimentação, um exemplo que certamente será seguido por outras empresas.”

A garrafa PlantBottle não altera a composição química, peso, cor ou aparência de garrafas PET convencionais, portanto permanece 100% reciclável, reduzindo a dependência de recursos não-renováveis para sua fabricação. Produzir a PlantBottle também reduz a emissão de CO2 se comparado à produção do mesmo número de garrafas compostas apenas por combustíveis fósseis. De acordo com o comunicado conjunto da Coca-Cola e da Heinz, “atualmente a PlantBottle é produzida com o etanol de cana brasileiro, a única fonte amplamente reconhecida mundialmente por lideranças globais por seu desempenho diferenciado dos pontos de vista ambiental e social.”

Para o diretor-presidente da Coca-Cola, Muhtar Kent, “a PlantBottle está revolucionando o plástico. Esta parceria é um grande exemplo de como o mundo corporativo está trabalhando de forma coordenada para desenvolver tecnologias inteligentes que fazem a diferença para nossos consumidores e o planeta que todos nós compartilhamos.”

Em junho, a Heinz irá introduzir 120 milhões de embalagens de ketchup com a tecnologia PlantBottle nos Estados Unidos e a empresa planeja expandir seu uso mundialmente.