fbpx

UNICA aposta em relações governamentais “descentralizadas”

28 de fevereiro de 2013

Um dos diferenciais do trabalho de relações governamentais desenvolvido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) é o caráter descentralizado desse esforço, sem a adoção de uma pessoa com cargo específico e envolvendo profissionais de todas as áreas da entidade. Esse foi o ponto principal da palestra do diretor de Comunicação Corporativa da UNICA, Adhemar Altieri, durante o primeiro encontro de 2013 do Comitê de Relações Governamentais da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), realizado na quinta-feira (21/02).

“Considerando a diversidade de temas que abordamos, sempre envolvemos nossos especialistas. Cobrimos desde os temais mais óbvios, o etanol e o açúcar, aos mais complexos, como bioeletricidade e bioplásticos. Não faria sentido concentrar todo o trabalho em um profissional e abrir mão do conhecimento de nossos consultores especializados,” explica Altieri.

O encontro sobre “Relações Governamentais no setor sucroenergético” contou com a participação do diretor-presidente da Aberje e professor-doutor da ECA/USP, Paulo Nassar, e da superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú-Unibanco, Luciana Nicola, que fez a introdução do palestrante.

Altieri abordou a forma como vem evoluindo a percepção que o grande público tem do setor sucroenergético, o impacto da profissionalização da gestão da UNICA ao longo dos últimos doze anos, e o histórico da economia do açúcar e das relações desenvolvidas pelo setor sucroenergético com diferentes esferas governamentais.

Sobre o Comitê

O Comitê Aberje de Relações Governamentais é patrocinado pelo Itaú-Unibanco, e visa compartilhar experiências e propor soluções sobre temas levantados pelos grupos de estudo. A partir desta troca de experiências, poderão ser criados projetos, recomendações, eventos e documentos de melhores práticas.

Os encontros contam com palestras apresentadas por convidados especiais, líderes empresariais de grandes organizações ou consultores especializados no assunto, que contribuam com suas experiências para uma visão ainda mais ampla dos temas em discussão. A participação é restrita a diretores e gerentes de empresas associadas à Aberje.

Veja abaixo entrevista de Adhemar Altieri sobre sua apresentação