fbpx

Reino Unido: UNICA apresenta benefícios do etanol

23 de outubro de 2021
Visita ao embaixador do Reino Unido

Às vésperas da COP 26, que começa na primeira semana de novembro em Glasgow, Escócia, o presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Evandro Gussi, e o diretor executivo da entidade, Eduardo Leão, estiveram na Embaixada do Reino Unido em Brasília com a missão de mostrar ao embaixador Peter Wilson como o etanol pode contribuir para a agenda climática e para a descarbonização do setor de transportes, além de apresentar a pauta do setor sucroenergético para COP 26.  .  

Durante o encontro, o presidente da UNICA ressaltou que o mundo enfrenta um desafio conjunto na luta contra o aquecimento da Terra e a consequente mudança do clima. Segundo Evandro Gussi, no entanto, não existe apenas uma solução, mas diversas rotas para a redução das emissões.   

“O etanol é apenas uma parte da solução para esse desafio. É a mensagem que estamos levando para Glasgow. Para atingirmos uma mobilidade verdadeiramente sustentável, todas as soluções efetivas para redução de emissões são bem-vindas e estamos aqui para mostrar como podemos contribuir nesse esforço mundial”, destacou Gussi.   

De acordo com o embaixador, é importante reconhecer que o Brasil é líder para o mundo em alguns setores, como o de energia e biocombustíveis. Segundo Wilson, nesta COP, o Brasil terá essa oportunidade. De mostrar o protagonismo que tem especialmente nessas áreas. “Hoje recebi informações importantes sobre o etanol que não conhecia. O mundo ainda sabe pouco sobre os benefícios desse combustível. Precisamos saber mais sobre etanol”, reforçou o embaixador.   

Blend  

No início deste ano, o Reino Unido anunciou a ampliação de 5% para 10% de etanol na gasolina como medida para assegurar o cumprimento da meta de reduzir suas emissões de carbono em ao menos 68% até 2030. De acordo com o governo britânico, o aumento da mistura proporcionará uma redução da ordem de 750 mil toneladas de CO2 por ano.