fbpx

UNICA celebra reeleição presidência Fórum Nacional Sucroenergetico

25 de julho de 2017

Com o apoio da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e de outras importantes entidades do setor canavieiro, André Rocha, presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg), e Renato Cunha, presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar/PE), foram reeleitos para os cargos de presidente e vice-presidente do Fórum Nacional Sucroenergético (FNS), respectivamente. O mandato será de dois anos, até julho de 2019.

A votação ocorreu na tarde desta segunda-feira (24/07), em Goiás, durante reunião dos líderes do grupo, criado em 2003 para integrar o segmento nacional em torno de interesses comuns. “O trabalho desempenhado por André e Renato à frente do Fórum desde que eles assumiram o comando, em 2013, tem sido importante no sentido de alinhar discursos e estratégias que ajudem o setor a viabilizar junto ao governo medidas que tragam novos investimentos e competitividade aos produtos sucroenergéticos, particularmente o etanol”, afirma o diretor Técnico da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues.

A expansão da oferta e do consumo do biocombustível no Brasil é hoje uma das pautas mais discutidas pelos representantes das 16 entidades que compõem o FNS. A principal bandeira defendida atualmente pelo grupo é a aprovação final Programa RenovaBio, iniciativa do Ministério de Minas e Energia (MME) encaminhada em conjunto com a indústria da cana, visando aumentar a participação do etanol e de outros combustíveis renováveis na matriz energética brasileira.

O programa é considerado vital para que o Brasil atinja suas metas de desenvolvimento sustentável assumidas no Acordo do Clima e consiga reduzir as emissões de gases de efeito estuda no transporte veicular. O Fórum espera que a medida seja aprovada ainda no segundo semestre deste ano, por meio de Medida Provisória, o que daria celeridade ao processo de implantação.

Além da UNICA, Sindaçucar/PE, Sifaeg, integram o FNS as seguintes entidades:

– Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar);
– Associação das Indústrias Sucroenergéticas do Estado de Minas Gerais (Siamig);
– Sindicato da Indústria Sucroenergética do Estado do rio de Janeiro (Siserj);
– Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçucar/AL);
– Sindicato dos Produtores de Açúcar, de Álcool e de Cana de Açúcar de União e Região (Sindaçúcar/PI);
– Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool do Estado de Mato Grosso do Sul (Biosul);
– Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras do Estado de Mato Grosso (Sindálcool/MT);
– Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool no Estado da Paraíba (Sindálcool/PB);
– Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado da Bahia, Sindicato da Indústria de Álcool dos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí (Sonal);
– Sindicato da Indústria de Produtos Químicos Para Fins Industriais, Produtos Farmacêuticos, Preparação de óleos vegetais e Animais, Sabão e Velas, Fabricação do Álcool, Tintas e Vernizes e de Adubos e Corretivos Agrícolas do Estado do Espírito Santo (Sindiquímicos);
– Sindicato de Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Maranhão e do Pará (Sindicanalcool):
– União dos Produtores de Bioenergia (Udop).