A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) anunciou nesta quarta-feira (11/03/09) a criação do Grupo de Trabalho da Bioeletricidade (GTBio), para discutir temas técnicos, comerciais e institucionais relacionados à geração de energia elétrica com as usinas associadas.
Iniciado em novembro de 2008 como uma troca de informações entre a UNICA e algumas usinas associadas que vendem excedentes de energia elétrica, o grupo cresceu e atualmente conta com 30 integrantes. Sua oficialização aconteceu no dia 10 de março durante reunião do Conselho Deliberativo na sede da entidade.
De acordo com a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica-, apenas dez agentes de geração dominam quase 70% da capacidade instalada de geração do País e o setor sucroenegético representa algo em torno de 3%. “É natural que toda a regulamentação do setor elétrico tenha sido elaborada para atender esses grandes players. Por isso, a UNICA e o GTBio terão grandes desafios ainda pela frente,” afirmou o assessor de bioeletricidade da UNICA e coordenador do GTBio, Zilmar de Souza.
As tarefas do grupo vão abordar tanto os aspectos regulatórios, técnicos e comerciais quanto institucionais. Como objetivo principal, o GTBio vai discutir os temas relacionados à bioeletricidade e buscar a efetiva inserção dessa fonte de energia na matriz brasileira de energia elétrica.
Além de realizar uma troca diária de emails e se reunir regularmente, o GTBio também vai promover palestras com especialistas convidados e elaborar documentos técnicos que serão apresentados nos diversos fóruns do setor sucroenergético e do setor elétrico.
As associadas que tiverem interesse em participar do GTBio devem entrar em contato com coordenador do grupo, Zilmar de Souza, por meio do seguinte endereço de email: zilmar@unica.com.br.