A UNICA elaborou um documento para distribuição em todo o mundo, intitulado “Myths and Facts” (Mitos e Fatos), com o objetivo de desvendar mitos e revelar as verdades sobre a produção do etanol de cana-de-açúcar no Brasil.
A iniciativa surgiu devido à necessidade de oferecer subsídios às discussões sobre o etanol que, muitas vezes, têm sido baseadas em argumentos equivocados ou fora de contexto. É importante distinguir os falsos argumentos dos fatos concretos.
Para o diretor de comunicação corporativa da UNICA, Adhemar Altieri, o novo folheto atende a uma demanda que ficou clara nos últimos meses: “desde novembro de 2007, a UNICA já foi procurada por jornalistas de quase 50 países e isso nos ajudou muito a identificar as principais dúvidas que circulam pelo mundo. Por isso adotamos o formato mitos x fatos, já que as perguntas mais freqüentes desses jornalistas são baseadas em folclore e informações sem embasamento científico ou dados concretos que ofereçam alguma sustentação”.
O documento esclarece vários aspectos a respeito da produção do etanol brasileiro, mostrando, por exemplo, que o plantio de cana-de-açúcar não está relacionado ao desmatamento da floresta amazônica e que a produção e o uso do etanol causam menos danos ao meio ambiente do que os combustíveis fósseis.
Para ler o folheto na íntegra, clique aqui.