Mais de 100 representantes de 94 empresas e entidades ligadas ao setor sucroenergético brasileiro estiveram reunidas no 9º Encontro Estadual de Relações Trabalhistas na Agroindústria Sucroalcooleira 2009, onde foram debatidos temas relativos às relações de capital e trabalho e, em especial, as questões referentes a fiscalizações do trabalho no segmento canavieiro nacional. A reunião, organizada pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), foi realizada, nesta terça-feira (12/05), na cidade de Campinas, e contou com a participação de Roberto de Martins Figueiredo, chefe da fiscalização do Grupo Móvel Rural do Estado de São Paulo.
“A realização do evento demonstrou claramente o interesse das usinas e destilarias em buscar um aperfeiçoamento nas relações de trabalho estabelecidas com seus empregados rurais”, avalia Elimara Sallum, consultora da UNICA para questões trabalhistas, que coordenou os trabalhos em Campinas.
Durante a reunião, os participantes também debateram os termos que farão parte de um compromisso que será assumido pelas empresas do setor com o objetivo de estender as melhores práticas trabalhistas, já em uso no setor, aos trabalhadores que atuam na atividade manual do cultivo da cana-de-açúcar. O documento, chamado “Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar”, cuja adesão por parte das usinas é voluntária, deverá ser anunciado oficialmente até o final do mês de maio, em cerimônia a ser realizada na cidade de São Paulo.