fbpx

Unica divulga acompanhamento de safra

0
13 de julho de 2007

A produtividade agrícola da safra 07/08 da região Centro-Sul do Brasil apresenta quebra de 3% até 01/07em relação ao mesmo período da safra anterior, de acordo com levantamento da Unica. Essa quebra deveu-se a condições climáticas desfavoráveis ao desenvolvimento da planta, principalmente nas regiões de Ribeirão Preto e Araçatuba.

 

A queda da qualidade da matéria-prima fez com que o rendimento industrial caísse 3,04% no mesmo período, em comparação com igual período da safra anterior.

 

Com um terço da safra colhida até 01/07, o Centro-Sul contava com 131,3 milhões de toneladas de cana-de-açúcar moídas, volume 4,42% acima do mesmo período do ano passado, representando 6 milhões de toneladas a mais. Com produção de açúcar de 7,34 milhões de toneladas, ou seja, 700 mil toneladas abaixo do mesmo período do ano passado, e uma produção de álcool total de 5,56 bilhões de litros, 560 milhões de litros acima do mesmo período do ano passado. Portanto, trata-se de uma safra mais alcooleira que açucareira, com a produção final de açúcar devendo ser semelhante à da safra 06/07, e todo o acréscimo de oferta será predominantemente para a produção de álcool.

 

Apesar das vendas de álcool não terem atingido o potencial de demanda, uma vez que os preços ao consumidor não refletiram a queda do preço ao produtor, a média mensal de venda no acumulado de três meses foi de 1,15 bilhão de litros ? no mês de junho foi de 1,18 bilhão de litros.

 

As vendas de álcool para o mercado externo atingiram em três meses 760 milhões de litros, dos quais 385 milhões de litros no mês de junho.