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UNICA e Apex apresentam vantagens da cana em cúpula UE-Brasil

20 de outubro de 2011

undefinedA montadora chinesa Shineray Motorcycles promete disputar com a Honda o mercado nacional de motocicletas multicombustível a partir de 2013, quando concluir a construção de uma fábrica no Complexo Portuário de Suape, em Pernambuco (PE). A novidade foi anunciada oficialmente pela montadora durante a 11ª edição do Salão Duas Rodas, realizado em São Paulo (SP) entre os dias 04 e 09 de outubro deste ano.

“O Brasil representa uma oportunidade de negócio sustentável no segmento duas rodas, já que atualmente cerca de metade das motos vendidas no País são flex. E a chegada de mais uma marca ilustra bem este quadro,” comenta o consultor de Emissões e Tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Alfred Szwarc.

A primeira motocicleta multicombustível produzida em série no mundo foi lançada pela Honda em março de 2009, especialmente desenhada para o público brasileiro. Nos anos seguintes, a montadora japonesa, que detém 78,5% do mercado nacional, tem apostado cada vez mais no segmento flex. Já são quatro modelos rodando no Brasil; CG 150 Titan, NXR 150 Bros, a CG 150 Fan e a Honda BIZ 125. De março de 2009 a setembro de 2011, já foram vendidas mais de 1,2 milhão de unidades, o que representa quase 10% da frota total de motos em circulação.

R$ 100 milhões

Para construir sua primeira fábrica no Brasil, a Shineray vai investir mais de R$ 100 milhões. O empreendimento terá pista de testes, laboratórios de montagem, armazenagem e de qualidade. Segundo a montadora, a capacidade de produção será de 50 mil unidades nos primeiros 12 meses, passando para 120 mil posteriormente. A expectativa da fabricante é começar com montagem de triciclos e três modelos de motocicleta: um de 200 cilindradas e dois entre 125 e 150 cilindradas.

Atuando no mercado nacional desde 2005, a marca mantém 103 concessionárias por todo o Brasil. Para ampliar sua visibilidade no mercado nacional, a Shineray fechou uma parceria com o artista plástico Romero Britto, que vai personalizar as motos chinesas vendidas por aqui. Para 2012, a estimativa de vendas é de 200 mil motos.