fbpx

Unica e Siaesp assinam programa de logística reversa em SP

23 de maio de 2018

Marcelo Ometto assina importante acordo entre a indústria e o governo paulista A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e o Sindicato das Indústrias de Açúcar do Estado de São Paulo (Siaesp), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), assinaram na tarde desta quarta-feira (23/05) o Termo de Compromisso de Logística Reversa de Embalagens.

O pacto, firmado em evento realizado na sede da Fiesp, formaliza um importante mecanismo com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para atendimento da legislação relativa à política estadual de resíduos sólidos e aos modelos de responsabilidade pós-consumo.

“O Termo representa uma importante e inovadora solução conjunta da indústria e do setor da reciclagem para o atendimento das obrigações relativas à destinação adequada de embalagens utilizadas no setor de alimentos”, avalia o presidente do Conselho Deliberativo do Siaesp, Marcelo Campos Ometto, que também é consehleiro da Unica.

De acordo com a legislação paulista vigente, apenas as usinas que comercializam açúcar diretamente ao consumidor final estão obrigadas a desenvolver ações de logística reversa, visando a destinação adequada de suas embalagens. Poderão se beneficiar do sistema de logística reversa apenas as usinas filiadas ao Siaesp e à Única.

A cerimônia de assinatura do Termo de Compromisso de Logística Reversa de Embalagens teve as presenças do secretário do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, do diretor de controle e licenciamento da Cetesb, Geraldo do Amaral, do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e de representantes das demais entidades signatárias.

Para mais informações, clique aqui.