fbpx

UNICA lamenta perda de Hermínio Jacon

16 de agosto de 2013

Perdemos um grande parceiro da indústria da cana-de-açúcar, sempre presente em todas as grandes lutas do setor.” Assim reagiu o diretor Técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Antonio de Padua Rodrigues, ao tomar conhecimento do falecimento do ex-presidente da Organização dos Plantadores de Cana-de-Açúcar da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), então presidente honorário da Associação dos Fornecedores de Cana de Lençóis Paulista, Hermínio Jacon.

Advogado por formação e vereador lençoense por dois mandatos, Jacon sempre demonstrou forte compromisso e preocupação em defender os interesses dos plantadores de cana de Lençóis Paulista e região. Jacon também foi redator-chefe do Jornal O ECO durante a década de 60. Ele faleceu na última quinta-feira, dia 15 de agosto, aos 84 anos.

“Pode-se dizer que a própria existência da Orplana e de associações de fornecedores de cana devem muito ao trabalho de Hermínio Jacon, sempre com grande dedicação e buscando soluções através do diálogo e da integração e não do conflito,” completou Rodrigues, cuja amizade com Jacon durava mais de três décadas.

Jacon representou o setor sucroenergético em várias instâncias do poder e entidades representativas. Foi eleito presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê (Ascana) no início de 1970 e permanecia, ainda, no cargo de assessor administrativo da entidade. No início da década de 80, sucedeu Toninho Rodrigues, pai do ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues, na presidência da Orplana, que ocupou por 18. Foi ainda conselheiro titular do antigo Instituto do Açúcar e do Álcool por sete anos, até a extinção do órgão.

Por 12 anos, Jacon foi vice-presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), e por 10 anos consecutivos foi diretor-presidente do Conselho dos Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo (Consecana), do qual, a partir deste ano, passou a ser presidente honorário, por indicação do empresário José Pilon, conselheiro da UNICA e da Copersucar. Era também membro da mesa Coordenadora da Cana-de-Açúcar da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo, a FAESP.

Recentemente, Jacon foi homenageado pela Câmara Municipal de Lençóis Paulista, cidade onde empresta seu nome à rua onde residia, a Avenida Vereador Dr. Hermínio Jacon, no bairro Jardim Nova Lençóis. A Casa do Advogado de Lençóis Paulista leva o seu nome, em homenagem prestada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local.

O velório será realizado no Cemitério Paraíso da Colina, localizado na Avenida Jácomo Nicolau Paccola 1400, no bairro Jardim Monte Azul, em Lençóis Paulista/SP. O sepultamento será às 10 horas de sábado (17/08), no mesmo local.

O envio de condolências pode ser feito através do e-mail gisela@ascana.com.br, ou diretamente no portal da Funerária São Francisco