undefinedO etanol produzido a partir da cana-de-açúcar foi apresentado como alternativa limpa, renovável e acessível durante a conferência anual Alternative Fuels and Vehicles (AF&V 2010) que ocorreu nos dias 10 a 12 de maio, em Las Vegas. O evento é o maior do setor de combustíveis alternativos e foi organizado pelo Instituto de Veículos de Combustível Alternativo (Alternative Fuel Vehicles Institute). A participação da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), que teve um estande no evento, ajudou a demonstrar como o etanol de cana pode auxiliar os EUA a economizarem na hora de abastecer, reduzir a dependência de petróleo do Oriente Médio e melhorar o meio ambiente.
Segundo Letícia Phillips, Relações Governamentais e Institucionais para América do Norte da UNICA, “a participação da indústria de cana-de-açúcar foi importante por apresentar o etanol de cana como uma alternativa limpa e sustentável, e demonstrar que a indústria esta pronta para trabalhar em parceria com os Estados Unidos em uma solução que traga benefícios para os consumidores e para o planeta.”
O encontro contou com palestra da Diretora de Transporte e Qualidade do Ar da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (Environmental Protection Agency – EPA), Margo Oge. Ela informou que os Estados Unidos precisam de uma revolução no setor de transportes, e que o país precisa diminuir seu consumo de combustíveis fósseis e buscar novas tecnologias que sejam sustentáveis.
A representante do EPA também mencionou que o etanol de cana foi classificado como um biocombustível avançado na regulamentação final da lei que define a produção e uso de bicombustíveis nos Estados Unidos (Renewable Fuel Standard – RFS2). A lei visa diminuir o consumo de combustíveis fósseis através da mistura de biocombustíveis à gasolina, que deve atingir aproximadamente 136 bilhões de litros anuais até 2022.
A participação da UNICA na BAF&V2010 ocorreu dentro do escopo do projeto Apex-Brasil/UNICA, iniciado em janeiro de 2008. Trata-se de uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O objetivo do projeto Apex-Brasil/UNICA é promover a imagem do etanol brasileiro de cana-de-açúcar como energia limpa e renovável ao redor do mundo.