fbpx

UNICA mantida em nova diretoria da BSI

22 de novembro de 2010

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) foi reconduzida a uma das 12 posições de diretoria da Better Sugarcane Initiative (BSI), grupo sem fins lucrativos sediado em Londres e dedicado ao desenvolvimento de padrões de certificação para produtos derivados da cana-de-açúcar. A decisão foi anunciada durante encontro dos integrantes da BSI realizado na cidade de Cantaño, em Porto Rico, entre os dias 9 e 11 de novembro.

A UNICA considera a BSI a melhor plataforma para a troca de informações e a disseminação de melhores práticas de gerenciamento da atividade canavieira no mundo. Para o assessor de Meio-Ambiente da UNICA Luiz Fernando do Amaral, que representou a entidade no encontro em Porto Rico, a abrangência da BSI é um diferencial significativo.

“Com a explosão de diferentes processos de certificação nos últimos tempos, a BSI vem se tornando uma referência no mercado mundial em função de sua representatividade e credibilidade,” explica Amaral. A Comissão Européia, por exemplo, mantém diálogo constante com o grupo no sentido de alinhar os critérios socioambientais que serão aplicados na comercialização internacional do etanol e do açúcar, conclui o consultor da UNICA.

Além da escolha da nova diretoria, o encontro da BSI na América Central também serviu para o treinamento piloto de auditores, que serão responsáveis pela verificação da sustentabilidade dos principais derivados da cana em diversas partes do mundo. Já no início da safra 2011/2012, novos profissionais serão formados e a expectativa é de que as primeiras certificações no Brasil sejam emitidas ao longo da safra 2011/ 2012.

Entre os integrantes da BSI estão organizações não-governamentais (ONGs) como WWF, Ethical Sugar e Solidaridad, além de empresas de peso  global como Cargill, British Sugar, Bacardi-Martini, Cadbury Schweppes, Shell, BP e Coca-Cola. Além da UNICA, filiada desde 2008, também participam entidades que representam produtores da Índia, Austrália, Colômbia e República Dominicana.

Além da BSI, a UNICA integra a Roundtable on Sustainable Biofuels (RSB), sediada em Lausanne, na Suiça, e a iniciativa para bioenergia da International Organization for Standardization (ISO). A UNICA também dá suporte à participaçao do governo brasileiro na Global Bioenergy Partnership (GBEP), coordenada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).