undefined“Do setor sucroalcooleiro ao sucroenergético, como algumas iniciativas de comunicação ajudaram a mudar a imagem da indústria canavieira nacional nos últimos anos e contribuem para a consolidação do etanol brasileiro como combustível do futuro”. Este foi o tema da apresentação feita nesta quarta-feira (26/05) pelo diretor da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Adhemar Altieri, durante o Congresso Mega Brasil 2010, um dos maiores eventos de comunicação corporativa da América Latina.
Segundo o executivo da UNICA, transparência e postura pró-ativa são requisitos básicos para se corrigir informações erradas envolvendo o cultivo da cana e a produção de etanol. “Nos últimos três anos, graças a uma série de ações de comunicação e marketing desenvolvidas pelo setor, estamos mostrando que a indústria canavieira desenvolve, atualmente, uma das atividades mais sustentáveis do mundo.”
Por meio de peças publicitárias, institucionais, eventos, criação de páginas na Internet e a distribuição de newsletters em português e inglês, a UNICA tem ajudado a divulgar informações sobre o setor publicamente. As duas edições do Ethanol Summit, evento reunindo especialistas de várias áreas em torno do tema das energias renováveis, nos anos de 2007 e 2009, e a campanha “Etanol: uma atitude inteligente”, lançada em 2008, são alguns exemplos.
Na avaliação de Altieri, o resultado é positivo o que explica a forte procura da Imprensa nacional e estrangeira por informações tendo como fonte crível a UNICA. “Na entidade diariamente atendemos de 40 a 50 solicitações de jornalistas em busca de entrevistas e esclarecimentos. Cerca de 30% desta demanda vem exterior,” ressalta.
A maior visibilidade no Brasil e no exterior também aumentou o número de visitas de delegações estrangeiras feitas à sede da UNICA, em São Paulo. “Por ano são em média 160 visitas feitas por altos representantes de instituições, empresas e governos. “Na última semana, por exemplo, recebemos o príncipe herdeiro da Bélgica, que estava interessado em obter mais detalhes a respeito do sucesso brasileiro na produção de um combustível renovável,” observa o diretor de comunicação da entidade.
Notícia UNICA
Por email, cinco vezes por semana, aproximadamente quatro mil pessoas recebem o “Notícia UNICA”, um informativo eletrônico criado há mais de dez anos com o objetivo de disseminar informações do setor. Até hoje já foram distribuídas mais de 2.500 edições do boletim.
Além de manter os brasileiros bem informados, a UNICA também resolveu apostar em uma versão em inglês, chamada “UNICA News”, enviada uma vez por semana, todas às quintas-feiras para o público estrangeiro.
A UNICA também faz parte de uma das redes sociais mais populares e dinâmicas da internet, o Twitter. Desde julho de 2009, quando começou criou o seu perfil em português, foram mais de 451 mensagens postadas na página da entidade. Atualmente, mais de 760 pessoas se tornaram ‘seguidoras’ da UNICA.
“A nossa presença no Twitter é importante, pois está é uma ferramenta que permite propagar dados e informações em tempo real,” explica Altieri. A UNICA mantém ainda um canal separado do Twitter em inglês, para o público internacional.