fbpx

UNICA parabeniza Arnaldo Jardim

22 de janeiro de 2013

Presente em diversos debates envolvendo questões de importância estratégica para o desenvolvimento do Brasil, entre elas a defesa de políticas consistentes que incentivem o crescimento da indústria sucroenergética nacional, o deputado federal Arnaldo Calil Pereira Jardim (PPS – SP), teve seu trabalho reconhecido. Ele foi incluido entre os 20 melhores parlamentares do País em 2012, em ranking divulgado pela Revista Veja.

A lista, anunciada na reportagem “O Congresso que empurra o Brasil para o futuro” na edição 2301 da revista semanal, distribuida na segunda quinzena de dezembro de 2012, classificou Jardim na 17a posição entre os 513 deputados federais em atuação no Congresso Nacional.

Para a presidente Executiva da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Elizabeth Farina, Arnaldo Jardim “sempre defendeu com empenho a indústria da cana, tão vital para a economia, o meio-ambiente e a sociedade brasileira como um todo. A indicação deve ser comemorada não apenas pela cadeia produtiva sucroenergética, mas por todo o agronegócio brasileiro,” elogiou.

Eleito para a Câmara dos Deputados pela primeira vez em 2006 e reeleito em 2010, Jardim vem somando esforços em favor da volta da competitividade do etanol no mercado brasileiro. Ele foi o relator da proposta que inseriu o etanol na Lei do Petróleo em 2011, que consolidou as diretrizes e objetivos da Política Nacional Energética sobre os Biocombustíveis. Com isso, o biocombustível renovável produzido a partir da cana-de-açúcar passou a ser um produto energético, não mais agrícola, tendo sua regulação e fiscalização transferidas para a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que o incluiu em normas de abastecimento, transporte, estocagem, revenda e comercialização.

Outra importante contribuição de Jardim é sua presença constante em discussões que envolvem a regulamentação da bioeletricidade gerada a partir da queima do bagaço da cana, um relevante complemento à energia gerada pela fonte hidráulica em períodos de seca. O Brasil tem potencial para gerar mais de 13 mil megawatts médios (MW/m) de energia da cana-de-açúcar, o equivalente a três usinas de Belo Monte.

Ranking

Este foi o segundo ranking de parlamentares realizado pela Revista Veja, que publicou o primeiro levantamento ao final de 2011. O trabalho teve colaboração do Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon) e do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp/Uerj).

O método de avaliação considerou nove eixos de atuação dos deputados e senadores em relação a 142 projetos de lei e medidas provisórias em tramitação no Congresso: carga tributária menor e sistema tributário mais simples; infraestrutura; qualidade da gestão pública; combate à corrupção; qualidade da educação; marcos regulatórios estáveis aplicados com transparência por agências independentes; diminuição da burocracia; equilíbrio entre os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário); e leis trabalhistas justas para empregadores e empregados.

Abaixo, os 20 deputados que, de acordo com a Revista Veja, mais trabalharam em 2012 em favor de um Brasil mais moderno e competitivo:

1º FELIPE MAIA – DEM – RN
2º HUGO LEAL – PSC – RJ
3º EDUARDO AZEREDO – PSDB – MG
3º VITOR PAULO – PRB – RJ
4º GILMAR MACHADO – PT – MG
5º IZALCI – PSDB – DF
5º JOÃO DADO – PDT – SP
6º CÉSAR COLNAGO – PSDB – ES
6º JONAS DONIZETTE – PSB – SP
7º FÁBIO TRAD – PMDB – MS
7º VIEIRA DA CUNHA – PDT – RS
8º EDUARDO CUNHA – PMDB – RJ
8º ROSE DE FREITAS – PMDB – ES
8º SIBÁ MACHADO – PT – AC
9º ANDRÉ FIGUEIREDO – PDT – CE
9º CARLINHOS ALMEIDA – PT – SP
10º FILIPE PEREIRA – PSC – RJ
10º ZECA DIRCEU – PT – PR
11º ARMANDO VERGÍLIO – PSD – GO
11º VALMIR ASSUNÇÃO – PT – BA
12º MIGUEL CORRÊA – PT – MG
12º OTAVIO LEITE – PSDB – RJ
12º PAULO PEREIRA DA SILVA – PDT – SP
13º DARCÍSIO PERONDI – PMDB – RS
13º HENRIQUE EDUARDO ALVES – PMDB – RN
14º STEPAN NERCESSIAN – PPS – RJ
15º EDINHO ARAÚJO – PMDB – SP
16º DOMINGOS SÁVIO – PSDB – MG
16º EFRAIM FILHO – DEM – PB
16º PAULO PIAU – PMDB – MG
17º ARNALDO JARDIM – PPS – SP
17º DR. JORGE SILVA – PDT – ES
17º ÉDIO LOPES – PMDB – RR
17º EDMAR ARRUDA – PSC – PR
17º LELO COIMBRA – PMDB – ES
18º ANTONIO BULHÕES – PRB – SP
19º ANTONIO IMBASSAHY – PSDB – BA
19º GERALDO SIMÕES – PT – BA
19º RUY CARNEIRO – PSDB – PB
19º VANDERLEI SIRAQUE – PT – SP
20º ARLINDO CHINAGLIA – PT – SP
20º ROMÁRIO – PSB – RJ

Confira a lista completa no site da Revista Veja.