fbpx

UNICA participa da entrega de ônibus a etanol para a frota

12 de novembro de 2009

Mais um ônibus movido a etanol integrará a frota de transporte urbano de São Paulo em caráter de demonstração. A cerimônia oficial de entrega foi realizada nesta quinta-feira (12/11/2009), na garagem da empresa de viação Gato Preto, em São Paulo, com a participação da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).  A iniciativa faz parte do Projeto BEST – BioEtanol para o Transporte Sustentável, cuja missão é sensibilizar o mundo sobre a importância do uso de combustíveis limpos no transporte público.

O projeto foi idealizado pela União Européia e coordenado pela Prefeitura de Estocolmo, na Suécia, e, no Brasil, tem estudos liderados pelo CENBIO (Centro Nacional de Referência em Biomassa), que é o coordenador do projeto e responsável pelo acompanhamento do desempenho desses veículos. A UNICA vem apoiando o projeto, fornecendo o combustível e acompanhando os resultados juntamente com os outros parceiros, desde a introdução do primeiro ônibus a etanol realizada em 2007.

“Este é um dos dias mais importantes de minha administração em termos de atendimento a necessidades que levem ao bem-estar da população”, afirmou o prefeito Gilberto Kassab, que participou da solenidade.

O secretário municipal de Saúde, Eduardo Jorge, lembrou que o ônibus a diesel, mas movido a etanol,  foi criado originalmente no Brasil há quase uma década. E acabou tendo seu desenvolvimento final e uso mais amplo na Suécia: “É como a história do chocolate. Levaram o cacau para a Suíça e hoje todos pensam que o chocolate é de lá. Com este ônibus é a mesma coisa. É hora de resgatar essa idéia, pois foi aqui que ela nasceu.”

O segundo ônibus traz avanços tecnológicos em relação ao primeiro veículo, entre eles um novo motor que atende aos mais avançados limites para emissões vigentes no mundo – os limites Euro5 e EEV (Environmentally Enhanced Vehicle), que ainda não estão em vigor no Brasil. A Esso, do Grupo Cosan, será a fornecedora do combustível a ser utilizado pelo novo ônibus, uma mistura de 95% de etanol e 5% de um aditivo que será importado da Suécia também pela Esso.

“O uso de etanol é benéfico para o Meio Ambiente e para a saúde pública, porque ajuda a diminuir a incidência de doenças causadas pela poluição. O Brasil tem uma energia limpa que o mundo inteiro está buscando e a iniciativa comprova a viabilidade do uso de etanol no transporte público de grandes metrópoles”, observa Alfred Szwarc, Consultor de Emissões e Tecnologia da UNICA. Szwarc acrescenta que comparado com o diesel usado nos ônibus convencionais, o etanol reduz drasticamente a emissão de material particulado e de óxidos de enxofre, entre outros poluentes.

O uso de combustíveis renováveis como o etanol ajuda na redução de emissão de gases do efeito estufa, como o gás carbônico (CO2). Para se ter uma idéia, se mil ônibus movidos a diesel fossem substituídos por modelos movidos a etanol, o ar deixaria de receber, aproximadamente, 96 mil toneladas de CO2 por ano, ou o equivalente à emissão gerada por uma frota de 20 mil veículos.

O Brasil é primeiro país das Américas a ter ônibus movido a etanol em circulação, como parte do Projeto BEST. Outras cidades da Europa e da Ásia participam do programa: Estocolmo (Suécia), Madri e País Basco (Espanha), Roterdam (Holanda), La Spezia (Itália), Somerset (Inglaterra), Nanyang (China) e Dublin (Irlanda). O uso de etanol para o transporte coletivo nos grandes centros urbanos, visto por especialistas como uma das saídas para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, vem sendo demonstrado em algumas cidades do mundo além de São Paulo. Desde 1993, Estocolmo vem utilizando combustíveis renováveis no transporte urbano para combater o aquecimento global e promover a sustentabilidade.