A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) participou, no dia 14 de novembro, em Trujillo, Peru, do IV Fórum da Industria Verde – Objetivos e Oportunidades para Agroindústria e Cortumes. O evento, organizado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) em parceria com o governo peruano, teve como objetivo o compartilhamento de experiências de sucesso nos setores agroindustriais no que se refere às práticas de sustentabilidade nas cadeias produtivas.
O setor sucroenergético brasileiro foi apresentado como caso de sucesso em função do reaproveitamento dos subprodutos do processamento da cana-de-açúcar e da eliminação gradativa da queima como método pré-colheita da cana-de-açúcar. Segundo Renata Camargo, advogada e representante da UNICA no evento, “o Brasil é referência mundial para produção sustentável de biocombustíveis e de açúcar, sendo esta iniciativa uma importante oportunidade de conhecer melhor a produção de açúcar e etanol na América Latina, bem como de compartilhar conhecimento adquirido pelo setor produtivo brasileiro”.
O Fórum da Indústria Verde integra as ações desenvolvidas no âmbito do programa da ONU conhecido como PAGE (Parceria para Ação sobre Economia Verde, em tradução literal). A iniciativa busca o fomento de melhores práticas de sustentabilidade para o desenvolvimento de economias verdes de baixo carbono.
Além da UNICA, participaram do evento como palestrantes representantes do Centro Mexicano de Produção Mais Limpa, Abelardo Flores e Ignacio Sanches, e o representante da indústria de couro mexicana, Andrés Montes De Oca, contando com a mediação de Johannes DOBINGER, pela ONUDI, e Maria Cecilia Castro Nureña, pelo Ministério de Produção do governo peruano.