fbpx

UNICA promove reunião técnica sobre cogeração de energia

0
14 de abril de 2008

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e os fabricantes de equipamentos, projetistas e distribuidoras de energia elétrica se reuniram no auditório da UNICA, em São Paulo (SP), nesta quinta-feira (10/04/08), com o intuito de abordar as especificidades da cogeração de energia elétrica pelas usinas de cana.


“O encontro teve como principal objetivo levar ao ONS as características técnicas do serviço de fornecimento de energia que será provido pelas usinas”, afirmou Onorio Kitayama, especialista em bioeletricidade da UNICA.


Os temas do evento abrangeram da especificação dos aparelhos até estudos sobre os impactos possíveis no abastecimento do sistema nacional de energia durante as operações de entrada e saída das usinas na rede, como, por exemplo, a reação dos equipamentos e quedas na freqüência.


Durante o evento, Luiz Otávio Koblitz, da Areva, deu uma explicação técnica sobre a operação das térmicas de biomassa, esclarecendo pontos da ONS.


Entre os participantes do encontro, estiveram o diretor do ONS, Roberto Furst, e o gerente-executivo da área de proteção e controle e estudos especiais do sistema nacional de energia elétrica, Paulo Gomes, que concedeu uma palestra.


Também estiveram presentes representantes de empresas como Promon, Ceteep (Empresa de Transmissão Energética Paulista), TGM, Weg, Areva, Siemens, Procno , Grupo Rede, NG Metalúrgica, GE, Enersul e Electro.


A reunião foi promovida em parceria pela UNICA e Cogen (Associação Paulista de Cogeração de Energia).