Alinhar as iniciativas das equipes de comunicação de empresas associadas à União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) ao trabalho desenvolvido pela entidade, particularmente nas áreas ambiental e trabalhista. A estratégia foi discutida no 2° Encontro UNICA de Comunicação, realizado nesta quarta-feira (13/05/09) no Hotel JP em Ribeirão Preto (SP). O evento, que reuniu representantes de importantes grupos e entidades ligadas ao setor sucroenergético nacional, também serviu para o lançamento em Ribeirão Preto da versão em inglês do Relatório de Sustentabilidade da UNICA, além da apresentação do livro “Imagens do Etanol Brasileiro” para a mídia local.
Para o presidente da UNICA, Marcos Jank, “o alinhamento entre as ações da UNICA e as iniciativas dos departamentos de comunicação das empresas associadas é fundamental para que o setor dissemine aquilo que faz de melhor, ao mesmo tempo que atende de forma eficiente a demanda crescente da mídia brasileira e internacional por informações sobre o setor”.
Entre os temas abordados no encontro, os projetos sócio-ambientais oferecidos nas comunidades em que atuam as empresas associadas foram objeto de uma apresentação pela consultora para Responsabilidade Social Corporativa da UNICA, Maria Luisa Barbosa. Para ela, tão importante quanto realizar iniciativas de sustentabilidade é divulgá-las corretamente. Como exemplo, citou a o papel positivo do Relatório de Sustentabilidade, lançado pela UNICA em dezembro de 2008 (16/12/08), no esclarecimento destas questões. A publicação apresenta mais de 600 projetos sociais promovidos pelas empresas associadas à entidade em 2008 – muitos deles desconhecidos pelo grande público – nas esferas social, ambiental e econômica das usinas, beneficiando quase 500 mil pessoas.
Barbosa aproveitou o encontro para anunciar que a UNICA já está preparando o lançamento da segunda edição do Relatório de Sustentabilidade, que deverá ficar pronta em janeiro de 2010. “Já estamos fazendo seminários regionais em São José do Rio Preto, Araçatuba e outras regiões para divulgação deste projeto que, por enquanto, já tem a adesão de 18 empresas a mais em comparação com a primeira edição”.
Os representantes de empresas associadas também assistiram palestras e apresentações da consultora para assuntos sindicais, Elimara Assad Sallum; do representante da UNICA em Ribeirão Preto, Sergio Prado; e do diretor de comunicação corporativa da entidade, Adhemar Altieri, que coordenou a discussão sobre sugestões trazidas ao encontro pelos participantes.
O evento foi encerrado com palestra do presidente da UNICA, Marcos Jank, seguida de entrevista coletiva e coquetel de lançamento da edição em inglês do Relatório de Sustentabilidade e apresentação à mídia da região de Ribeirão Preto do livro “Imagens do Etanol Brasileiro”, produzido para a UNICA e lançado no final de 2008.