Reforma Trabalhista, Terceirização e Negociações Coletivas de Trabalho. Estes foram os principais temas discutidos durante o 20º Encontro Estadual de Relações Trabalhistas do Setor Sucroenergético, realizado nesta quarta-feira (12/04), na sede da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), em São Paulo (SP). O evento, organizado no inicio do mês em parceria com o Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado de São Paulo (SIFAESP) e Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de São Paulo (SIAESP), reuniu 75 profissionais de 105 usinas da região Centro-Sul.
Auditório lotado durante o 20º Encontro Estadual de Relações Trabalhistas do Setor SucroenergéticoSegundo a consultora para Assuntos Sindicais e Trabalhistas da UNICA, Elimara Aparecida Assad Sallum, foi um encontro de extrema importância em razão do marco histórico nas relações Capital/Trabalho com a regulamentação da terceirização e a Reforma Trabalhista em andamento, que contempla o negociado sobre o legislado e outras importantes alterações, como também para reflexão inicial das negociações coletivas de trabalho do setor. “Foi uma ótima oportunidade para debates e reflexões sobre temas estratégicos”, ressalta a executiva
Veja, abaixo, as pautas debatidas no 20º Encontro Estadual de Relações Trabalhistas do Setor Sucroenergético:
Terceirização
• Reflexão sobre a importância da terceirização no segmento sucroenergético e os seus desafios.
• A Terceirização frente a resistências da Justiça do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério Público do Trabalho. Quais são os nossos desafios?
Reforma Trabalhista
O que esperamos com a reforma trabalhista?
• Como devemos nos preparar para a negociação do acordado sobre o legislado?
• E a representação dos trabalhadores no local de trabalho?
Negociações coletivas
• Cenário das negociações de 2017
• A influência das recentes decisões do Supremo Tribunal Federal nas negociações coletivas