fbpx

UNICA recebe certificado por neutralizar as emissões de CO2

22 de maio de 2009

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) recebeu, nesta quinta-feira (21/05/09), um certificado da organização não-governamental SOS Mata Atlântica, por sua contribuição com o Programa Florestas do Futuro, graças ao plantio de 166 mudas de árvores. O plantio foi realizado para neutralizar as emissões de gás carbônico ligadas ao desfile da Escola de Samba Viradouro durante o Carnaval deste ano no Rio de Janeiro.

A neutralização do desfile foi objeto de uma parceria entre a Viradouro e a UNICA, que fez da escola a primeira na história do Carnaval brasileiro a neutralizar as emissões de gases causadores do efeito estufa por meio do plantio de árvores. As emissões consideradas incluíram o trabalho de desenvolvimento e construção do desfile, o uso de energia pela equipe da escola e seus fornecedores e as emissões ligadas ao desfile em si, como o uso de motores e geradores para movimentar e iluminar os carros alegóricos.

No Sambódromo da Marquês de Sapucaí, o enredo da Viradouro defendeu o uso e a produção de biocombustíveis, em especial o etanol de cana-de-açúcar do Brasil, com um carro abre alas simbolizando um canavial. O desfile incluiu ainda elementos que representavam usinas e uma batalha simbólica entre combustíveis renováveis, apresentados como a solução “verde” para o futuro, e os combustíveis fósseis, que na encenação da batalha, acabam sendo derrotados.
O Programa Florestas do Futuro, da SOS Mata Atlântica, tem como objetivo o reflorestamento por meio do plantio de árvores nativas na mata ciliar das cinco bacias hidrográficas mais importantes do bioma, contribuindo com a preservação da água e da biodiversidade da Mata Atlântica. A emissão do certificado foi uma homenagem “à atitude consciente e cidadã da UNICA com o planeta, com o presente, e com futuras gerações”, de acordo com a ONG.