fbpx

Unica recebe delegação indiana em Brasília

26 de setembro de 2022
Unica recebe delegação indiana em Brasília

O diretor executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), Eduardo Leão, recebeu na sexta-feira (23) delegação chefiada pelo vice-ministro de Petróleo e Gás Natural do Governo da Índia, Pankaj Jain, no escritório da Unica em Brasília. A delegação, que contou com a participação do embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, era formada por mais 14 indianos dos setores público e privado da indústria de petróleo.

Na oportunidade, Eduardo Leão apresentou o setor aos presentes e ressaltou a importância de cooperação entre os dois países na agenda de bioenergia, ressaltando ações já concretas nessa direção, a exemplo do Memorando de Entendimento assinado pela Unica e Sociedade da Indústria Automobilística Indiana (SIAM, na sigla em inglês) este ano.

O vice-ministro indiano demonstrou forte entusiasmo com a experiência brasileira no etanol e afirmou que a Índia caminha a passos largos para a implementação de um programa sólido e robusto na produção e uso do biocombustível.

Segundo o embaixador Suresh, as presidências do G20, da Índia em 2023 e do Brasil em 2024, serão uma oportunidade de trazer o tema do biocombustível para a agenda desse fórum composto pelas 20 maiores economias do mundo.

Memorando de Entendimento

A cooperação bilateral entre o Brasil e a Índia para a promoção do etanol e suas misturas no setor automotivo terá um Centro Virtual de Excelência (CoE). A iniciativa está prevista no Memorando de Entendimento assinado no início deste ano.

O documento prevê uma série de iniciativas focadas em políticas para reduzir os níveis de emissão de gases de efeito estufa a partir do uso de etanol. Para isso, será utilizada avaliação do ciclo de vida da fonte energética, desde o cultivo ao produto que chega ao consumidor. Também estabelece o intercâmbio de informações sobre biomassa para bioenergia e acesso ao mercado e sustentabilidade dos biocombustíveis.