fbpx

UNICA é reeleita para o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande

16 de agosto de 2016

Pela segunda vez consecutiva, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), representada por duas de suas empresas associadas (Grupos São Martinho e Guarani) foi eleita como membro titular e suplente do Comitê Federal da Bacia Hidrográfica do Rio Grande para o período 2016-2020. A escolha foi oficializada durante reunião plenária realizada na primeira quinzena de agosto (10/08), em Ribeirão Preto (SP).

Segundo o consultor Ambiental e de Recursos Hídricos da UNICA, André Elia Neto, nos próximos quatros anos, a entidade, juntamente com os sindicatos paulistas da Indústria de Fabricação do Álcool (Sifaesp) e da Indústria do Açúcar (Siaesp), continuará o seu trabalho de buscar soluções para questões importantes ligadas à gestão da água pelo agronegócio.

“As afiliadas da UNICA e dos sindicatos têm um canal de diálogo importante para a discussão de problemas e soluções ligados à preservação, recuperação e melhor utilização dos recursos hídricos na Bacia do Rio Grande, cuja presença da atividade canavieira tem destaque”, observa André Elia.

Abrangendo 393 municípios entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais, a Bacia do Rio Grande, totalizando uma área de drenagem de 143 mil km2, exerce enorme influência para a produção sucroenergética da região, além de impactar diretamente uma população de nove milhões de habitantes.

Regulado por legislação federal (Lei 9.433/1997), o Comitê do Rio Grande, que também conta com a participação das usinas Coruripe, Delta e Santo Ângelo, tem como objetivo se articular com os comitês de bacias estaduais para a gestão compartilhada das águas. São seis comissões na porção paulista e oito na vertente mineira.

Abaixo, a relação completa das entidades e dos novos integrantes da diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande:

Titular: UNICA
Representante: Vitor Antenor Morilha, do Grupo São Martinho.

Suplentes: Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado de São Paulo (Sifaesp) e Sindicato da Indústria do Açúcar do Estado de São Paulo (Siaesp)
Representantes: Edson Pedroso de Carvalho, do Grupo Guarani, e André Elia Neto, consultor da UNICA.

Presidente: Hélio César Suleiman, do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE);

Vice-Presidente: Mônika Bergamaschi, da Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAG/RP), e ex-secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (2011-2014);

2º Vice-Presidente: Odorico Pereira, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg);

Secretária Executiva: Maria Isabela de Souza, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Minas Gerais (CREA).