Com o crescimento da produção de açúcar e álcool nos últimos anos no País, o setor sucroalcooleiro passou a necessitar de engenheiros especializados. Percebendo a carência de profissionais no mercado, a Universidade de Campinas (Unicamp) abriu inscrições para o curso de Especialização em Engenharia Sucroalcooleira, com duração de quatro meses, abordando a área industrial, desde o plantio até a obtenção dos produtos finais, álcool e açúcar.
“Cursos como este da Unicamp disponibilizam profissionais de conhecimento mais aprofundado em comparação com aqueles já inseridos no mercado”, avalia o diretor-técnico da UNICA, Antonio Pádua Rodrigues.
Em quatro anos, houve o incremento de 84 novas usinas no Brasil, sendo que a previsão para 2012 é ainda mais ambiciosa, com a construção de mais 90 unidades. O desequilíbrio entre a oferta e a demanda por profissionais especializados pode comprometer o ritmo de crescimento exigido do setor. Para equacionar este problema, segundo o executivo da UNICA, é fundamental garantir que a oferta de mão-de-obra acompanhe a expansão da atividade canavieira no Brasil.
Atualmente, a especialização de um profissional é feita diretamente nas usinas, limitando o aprofundamento dos conhecimentos técnicos do profissional. “Faltam cursos como este da Unicamp no Brasil. No passado, engenheiros e agrônomos que desejavam trabalhar com cana-de-açúcar faziam cursos de especialização na Escola de Agronomia Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba, interior de São Paulo”, observa Pádua.
O curso da Unicamp terá quatro módulos: utilidades da cana-de-açúcar; açúcar; álcool; e gestão de insumos. Os profissionais graduados em engenharia química, biologia e tecnólogos de áreas afins poderão se inscrever até o mês de agosto (01/08/2008), no site da Unicamp (http://www.ct.unicamp.br/extecamp/). Outras informações podem ser obtidas pelo email: extensão@feq.unicamp.br.