fbpx

Uniceise é chave para desenvolvimento do setor sucroenergético

13 de dezembro de 2010

A criação de uma universidade corporativa para a formação de profissionais que atuam no setor sucroenergético é peça-chave para o desenvolvimento da atividade, defendeu na sexta-feira (10/12) o diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA),  Antonio de Padua Rodrigues, durante o lançamento da Universidade Corporativa do Setor Sucroenergético (Uniceise), em Sertãozinho (SP).

“É gratificante ver o setor unido na fundamental missão de formar gestores. O setor deixou de lado por muito tempo a formação profissional,” disse o diretor da UNICA durante o evento organizado pelo Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroalcooleiro e Energético (Ceise BR), com apoio da UNICA e da Organização dos Plantadores de Cana-de-Açúcar da Região Centro-Sul (Orplana).

“É uma necessidade imperiosa a de aproximarmos a universidade do setor produtivo,” afirmou o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, que participou do evento.

Para Ismael Perina, presidente da Orplana, “o desenvolvimento do setor depende de educação e conhecimento”. Já o professor Alberto Borges Matias, que conduzirá os cursos da Uniceise, argumenta que a diferença entre um país desenvolvido e um subdesenvolvido está na disseminação do conhecimento.

Capacitação de gestores

Adézio Marques, presidente do Ceise, explica que o Centro surge para preencher uma lacuna na capacitação de gestores para atuação nas empresas que formam a cadeia produtiva sucroenergética. “Há também um imenso mercado  para os profissionais qualificados nos projetos de ampliação e das novas unidades industriais,” acrescenta Marques.

Borges Matias reforça que o projeto da Uniceise é um importante passo para a inovação no setor. “O setor de biocombustíveis passa por um período de transição, que exige dos profissionais conhecimento em várias áreas”. Ele destacou os programas de extensão, voltados a atender demandas técnicas de formação, MBAs, cursos gerenciais temáticos e um específico destinado exclusivamente a diretores, vice-presidentes e presidentes de empresas do setor.