Localizada em Santa Helena de Goiás (GO), a 200 quilômetros da capital goiana, a Usina Cambuí é a primeira unidade industrial do setor sucroenergético brasileiro autorizada a funcionar a partir de resolução que atribui à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocobutíveis (ANP) a regulamentação sobre a produção de etanol no País.
Inaugurada no dia 17 de maio, a Cambuí passou por vistorias de profissionais da ANP antes da emissão da autorização de funcionamento. Segundo o diretor Administrativo da unidade, Gilson Freitas, durante todo o processo a usina manteve contato com a Agência sobre o que era necessário para o funcionamento da unidade e atendimento da fiscalização. “A ANP nos enviou um relatório com todos os pontos centrais da fiscalização. Diante do conhecimento prévio, iniciamos a montagem da usina com vistas à vistoria da agência e da legislação pertinente,” conta.
Para o assessor jurídico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Francesco Giannetti, a autorização de operação publicada pela ANP é fruto de um intenso esforço da Superintendência de Refino da Agência a partir de 2011. “Após o recebimento da nova competência decorrente da Lei número 12.490/2011, a ANP visitou dezenas de indústrias sucroenergéticas no País, para conhecer a realidade de cada região e grupo econômico, abrindo um diálogo com as associações representativas para construir uma regra que atendesse ao interesse público e da iniciativa privada,” destacou.
A resolução nº 26/2012 da ANP, publicada em agosto de 2012, transferiu a responsabilidade de vistoria, autorização e regulamentação da atividade de produção de etanol no País do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a ANP. A Cambuí é a primeira a conseguir licença de funcionamento após essa alteração.
Inspeção
Na data marcada para a fiscalização na usina, quatro profissionais – engenheiros químicos e de segurança – estiveram na unidade para verificar a segurança na operação, segurança do trabalho e saúde ocupacional, planta geral, projeto de combate a incêndios, interligações, válvulas de seguranças, escadas, uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), Equipamento de Proteção Coletiva (EPCs), entre outros. “Apresentamos todo o processo de produção, projeto do Corpo de Bombeiros de combate a incêndio, análise de riscos, procedimentos operacionais e comprovantes de treinamentos,” explica Freitas.
Ele enfatiza que para toda a equipe da usina é uma satisfação receber o título de primeira autorizada pela ANP no Brasil, pois significa que a unidade atende e está de acordo com todas as normas exigidas. “É mais uma prova de sustentabilidade de nossas empresas, onde a preocupação com a produção vem em harmonia com o cumprimento da legislação”, ressalta.
Cambuí
Localizada na Rodovia BR-452, na Fazenda San Carlos, no município de Santa Helena de Goiás (GO), a Cambuí Açúcar e Álcool recebeu investimentos de R$ 165 milhões e tem capacidade inicial de processamento de 850 mil toneladas de cana. Em 2014, essa capacidade já subirá para 2 milhões de toneladas. A usina produzirá etanol hidratado e anidro. Com a entrada em operação dessa nova unidade estão sendo criados cerca de mil empregos diretos. A empresa vai atuar com 60% de cana própria e 40% de cana terceirizada, proveniente de fornecedores, sendo que toda a colheita será mecanizada.