A Usina Virtual, projeto multimídia interativo concebido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) foi mostrada ao público pela primeira vez durante os eventos internacionais, Green Week, realizado de 1 a 4 de junho em Bruxelas, Challenge Bibendum, de 30 de maio a 3 de junho no Rio de Janeiro, e na cerimônia de premiação do primeiro Prêmio TOP ETANOL, que aconteceu nesta segunda-feira (07/06).
A Usina Virtual oferece uma sequência de vídeos curtos, com narração opcional em inglês e português, mostrando todo o processo produtivo da cana, do desenvolvimento de novas variedades, plantio e colheita a toda a fase industrial, chegando aos produtos finais: etanol, açúcar e bioeletricidade. A ferramenta permite ao usuário assistir todas as fases em sequência, ou selecionar fases específicas e assisti-las na ordem desejada.
Segundo Adhemar Altieri, diretor de comunicação corporativa da UNICA, a “visita a uma usina é uma experiência única, que impacta fortemente o visitante, particularmente os estrangeiros, que muitas vezes chegam ao Brasil com toda sorte de informações equivocadas ou baseadas em mitos sobre o setor sucroenergético. Era preciso criar algo que chegasse o mais próximo possível da experiência ‘ao vivo’ na usina,” afirmou.
TOP ETANOL
“O retorno das pessoas em relação à usina virtual sempre é muito positivo. É interessante observar que todos sempre fazem a ‘visita’ completa, ninguém para na metade, e sempre se surpreendem,” comentou Flavio Marinho Falcão Neto, da equipe de comunicação corporativa da UNICA, que orientou os convidados do TOP ETANOL na utilização da usina.
Os mais de 1500 convidados, entre empresários, políticos, acadêmicos e personalidades, puderam conhecer a usina virtual em português e inglês, expostas em telas tipo “touch screen” durante o coquetel de abertura do evento. As telas acabaram atraindo também a atenção de muitos dos quase 100 jornalistas credenciados que acompanharam o evento.
Divulgação internacional
Em Bruxelas, os participantes da Green Week que visitaram o estande da UNICA e conheceram a Usina Virtual se interessaram muito pelo fato das usinas serem auto-suficientes em energia elétrica, devido à produção da bioeletricidade pelo bagaço. “As pessoas comentam que já haviam escutado falar sobre o etanol de cana-de-açúcar, mas que não tinham ideia da forma que ele é produzido. Com a Usina Virtual, conseguimos levar a experiência de uma verdadeira visita à usina, sem ter que deslocar as pessoas até o Brasil,” afirmou Ana Aguiar, da equipe da UNICA em Bruxelas.
A Usina Virtual também fez sucesso e gerou filas de usuários no estande da UNICA no Challenge Bibendum, no Riocentro. “Praticamente todos os usuários optaram por ‘disparar’ a usina na primeira fase, que é o desenvolvimento de novas variedades, e ir até o fim, experimentando todas as fases em sequência, como se fosse um vídeo. Nossa expectativa era que as pessoas escolhessem este ou aquele aspecto, mas elas realmente querem assistir tudo,” concluiu o gerente de marketing da UNICA, Leandro Pampin, que acompanhou a estréia da usina virtual no Rio de Janeiro.
A Usina Virtual foi produzida pela TV1 Vídeo, empresa do Grupo TV1 de Comunicação de São Paulo, fundado pelo jornalista Sérgio Motta Mello. Em breve, a Usina Virtual poderá ser “visitada” também no site da UNICA.