fbpx

Uso do etanol em competições off-road não para de crescer

24 de março de 2011

Em 2010, seis carros correram com etanol na principal prova off-road do Brasil, o Rally Internacional dos Sertões. Este ano, aproximadamente 25 veículos devem disputar a mesma competição, que será realizada entre os dias 09 e 19 de agosto. Os bons resultados alcançados pelo piloto Klever Kolberg na 18° edição da competição, quando conquistou o 1° lugar na categoria Pró-Etanol e a 2º posição na classificação geral usando o etanol, têm servido de inspiração para que outros competidores substituam a gasolina e o diesel pelo biocombustível produzido a partir da cana.

Segundo Kolberg, da equipe Valtra Dakar Eco Team, que participará do Rally dos Sertões com o apoio da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) pelo segundo ano consecutivo, muitos pilotos adotaram o etanol e o número de competidores utilizando esse tipo de combustível está se multiplicando. “O crescimento verificado de 2010, quando seis carros correram com etanol nos Sertões, para os 20 ou 25 que deverão competir este ano, é realmente marcante,” comenta.

Por conta disso, o brasileiro acredita em um grande crescimento da categoria “Etanol”, que além de exigir o uso do combustível renovável impõe uma série de restrições técnicas aos competidores, como, por exemplo, não poder usar câmbio sequencial. “Embora ainda seja cedo para estimar o número preciso de inscrições, certamente teremos mais concorrentes.”