fbpx

Vídeo da Scania destaca vantagens do etanol

21 de maio de 2013

As vantagens do etanol de cana-de-açúcar e a importância dos investimentos dos produtores em tecnologia de ponta para minimizar impactos ambientais foram destacados pelo consultor de Emissões e Tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Alfred Szwarc, em um vídeo exibido pela montadora sueca de ônibus e caminhões Scania durante o evento “Test & Drive Off Road”, realizado em São Paulo em abril. O evento, que apresentou a nova linha de produtos e serviços Off Road da montadora, foi destinado a clientes, vendedores, executivos de vendas, engenheiros e colaboradores da Rede de Concessionárias da Scania pelo Brasil.

Em sua participação, Szwarc enfatizou que o Brasil é o país que mais usa etanol no mundo, e que as condições climáticas e a otimização do uso do solo para o plantio da cana aliadas à experiência brasileira na produção em larga escala há décadas é o que torna o País uma potência nesse campo.

“Temos na cidade de São Paulo uma frota de 60 ônibus que já operam há mais de dois anos com etanol, contribuindo para uma redução significativa na emissão de poluentes. Estamos acompanhando um grande investimento em máquinas e equipamentos. Um exemplo disso é o aumento da frota de colhedoras de cana nos últimos cinco anos, o que reflete na renovação da frota de caminhões e outras máquinas necessárias para o transporte e processamento da cana,” explica. Os ônibus movidos a etanol que circulam em São Paulo foram fabricados pela Scania.

Também participou do vídeo o vice-presidente da Sobratema, a Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, Paulo Oscar, que também é superintendente de Aquisição de Equipamentos da Odebrecht. Ele destacou a importância do programa de privatização do governo na área de transportes, que deverá manter o mercado aquecido por muitos anos.

Etanol na Suécia

O governo da Suécia, país de origem da Scania, é considerado um dos mais evoluídos na Europa em termos de utilização do etanol. Desde 1990, vigora na capital do país, Estocolmo, um programa de uso de etanol no transporte público envolvendo mais de 600 ônibus da Scania. Com isso, a Suécia tem sido uma das mais fortes importadoras de etanol à base de cana-de-açúcar do Brasil, o que a coloca como importante parceiro comercial.

Em visita à UNICA em maio de 2012, o embaixador da Suécia no Brasil, Magnus Robach, explicou que seria necessário ampliar a oferta de etanol, algo que o país entende que possa acontecer com a chegada da chamada tecnologia de segunda geração. A expansão permitirá que os suecos avancem nos esforços de substituição de combustíveis fósseis.

“Esperamos, com natural ansiedade, a tecnologia de segunda geração para produzir o etanol na Suécia. Há um potencial ainda adormecido para a demanda do biocombustível tanto em automóveis quanto no transporte público sueco,” disse Robach.

Assista ao vídeo da Scania com o depoimento do consultor de Emissões e Tecnologia da UNICA, Alfred Szwarc.