fbpx

Veículos deixam de emitir 94% de poluentes

0
12 de junho de 2006

O ar que se respira nas metrópoles brasileiras está mais leve, graças a uma redução drástica nos índices de poluição dos carros. A emissão de monóxido de carbono (CO), um dos gases mais tóxicos para a saúde humana, foi reduzida em 99% nos últimos 20 anos, segundo levantamento divulgado ontem pelo Ministério do Meio Ambiente e o Ibama.

 

Na média, a emissão de gases veiculares foi reduzida em 94%, incluindo outros itens venenosos como hidrocarbonetos (95%), monóxidos de nitrogênio (94%) e aldeídos (92%). O impacto dessa redução repercutiu imediatamente nas estatísticas médicas e produziu uma economia estimada em US$ 1,3 bilhão em dez anos por conta de internações e tratamentos evitados.

 

Além da evolução tecnológica, duas medidas são as principais responsáveis por esse sucesso ambiental: a substituição do carburador pela injeção eletrônica e a introdução do catalisador como componente obrigatório dos veículos que saem de fábrica.

 

Outro fator é o governo, que investiu, ao longo dessas duas décadas, em combustíveis alternativos menos poluentes, como o álcool e agora o biodiesel. ?As medidas adotadas pelo Proconve colocaram o País na vanguarda da tecnologia e do combustível limpos?, disse o coordenador do programa, Paulo Macedo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.