undefinedAs vendas de automóveis flex somaram mais de 172 mil unidades em janeiro de 2010, o que representa um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com informações divulgadas na primeira semana de fevereiro pela Associação Nacional Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e compiladas pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), em janeiro as vendas de carros bicombustíveis representaram 90% da venda total de automóveis, que chegou a mais de 190 mil unidades, mesma representatividade do ano anterior.
“Sempre há uma queda nas vendas de janeiro e fevereiro, o que é sazonal. Ao observarmos os licenciamentos de 2009, notamos que as porcentagens de vendas de automóveis flex reforçam um bom ano para o setor e destacam sua consolidação”, afirmou o diretor técnico da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues.
Redução do IPI
O licenciamento de automóveis e veículos leves do Ciclo Otto (movidos a gasolina, etanol e veículos flex) atingiu 2,874 milhões de unidades em 2009, crescimento de 12,9 % em relação veículos vendidos no ano anterior. No primeiro mês de 2010 também houve aumento de 5% da venda total de automóveis em relação ao mesmo período de 2009, chegando a mais de 190 mil unidades vendidas.
Em 2009 atingiu-se o pico na venda de veículos flex, chegando a 2,652 milhões de unidades, 92,3% do total vendido no ano. Os números expressivos foram resultado do corte de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre veículos, para estimular a venda no mercado interno. O cronograma de descontos do IPI vai até o fim de março de 2010 para carros flex e até o fim de junho para caminhões.
Elaboração: UNICA