Um retrato do setor sucroenergético, com ênfase em novas tecnologias e oportunidades que a cana-de-açúcar oferece, foram os temas principais abordados durante o 4º Encontro Anual de Cônsules e Embaixadores, evento promovido no dia 05/12 pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) em sua sede, na capital paulista. Dez diplomatas de nove países participaram do encontro, realizado no mês de dezembro desde 2009.
Os diplomatas foram recebidos pela presidente Executiva da UNICA, Elizabeth Farina, pelo diretor de Comunicação Corporativa, Adhemar Altieri, pelo consultor de Emissões e Tecnologia, Alfred Szwarc e a coordenadora de Relações Institucionais, Luana Maia. Ao contrário das edições anteriores do encontro, em que predominaram discussões sobre a conjuntura do setor sucroenergético e a abertura de mercados para o etanol, desta vez a diversidade da cana e o impacto das novas tecnologias dominaram a apresentação aos diplomatas.
“Da cana se extrai muito mais que açúcar e etanol. Além da própria bioeletricidade, a planta pode ser utilizada para produzir diversos itens, como querosene de aviação, óleo diesel, plásticos, remédios, ração animal, papel e placas termoacústicas, entre outros,” explicou Szwarc. Para a maioria dos visitantes, a apresentação abriu perspectivas antes desconhecidas.
A cada ano a UNICA utiliza o encontro para estreitar relaçòes com um número crescente de representações diplomáticas de diversos países, produtores ou não de etanol, que ao longo do ano encaminham dezenas de delegações à entidade. A busca é constante por informações sobre o setor sucroenergético brasileiro e suas perspectivas, com a UNICA atuando como porta de entrada para um melhor entendimento sobre a experiência brasileira, hoje estampada na matriz energética do País, com 42,4% da energia utilizada vindo de fontes renováveis.
“A parceria com os diplomatas fortalece o trabalho do setor e amplia a visibilidade do etanol brasileiro em todos os continentes, uma forma de atualizar esses importantes representantes sobre o setor sucroenergético e ao mesmo tempo estreitar a relação profissional entre a UNICA, consulados e embaixadas,” frisou Farina.
Abaixo, a relação de diplomatas que participaram do encontro:
Dennis Hankins – consul – EUA
Michael Fay – consul agrícola – EUA
Dr. Ingomar Lochschmidt – consul – Áustria
Jan Jarne – consul – Finlândia
John Doddrell – consul – Inglaterra
Jose Gerardo Traslosheros Hernandez – consul – México
Martin Langewellpott – representante do estado da Baviera – Alemanha
Mylene Testut Neves – conselheira agrícola – França
Rainer Müller – consul – Alemanha
Willem van der Spuy – consul econômico – África do Sul