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Visita de jornalistas á usina combate mitos sobre etanol brasileiro

13 de maio de 2011

Aos poucos, jornalistas ligados a importantes veículos de comunicação de todos os continentes vem adquirindo um conhecimento mais detalhado e factual sobre a sustentabilidade da produção de etanol no Brasil, deixando de lado mitos que por vezes afetam a imagem do setor sucroenergético brasileiro. Mais um capítulo desse esforço de esclarecimento foi cumprido na quinta-feira (05/05), com a visita de um grupo de jornalistas convidados da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) à Usina Santa Adélia, no interior paulista – empresa associada à União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

“Na Europa existem mitos como o de que se aumentar a mistura na gasolina, haverá problemas nos motores dos carros. Mas a experiência brasileira já demonstrou que isso não tem sentido,” afirmou o americano Peter Murphy, da agência global de notícias ThomsonReuters.

“Que maravilha, além de tudo é energia limpa,” comentou Letitia Van Eeckhout, do diário francês Le Monde, ao visitar a área de cogeração de energia da Santa Adélia, onde o bagaço de cana é utilizado para produzir bioeletricidade. Esse aspecto da visita também despertou a atenção do jornalista Eric de La Chesnais, de outro grande diário francês, o Le Figaro. Para ele, uma das principais questões  levantadas pelos europeus diz respeito à queima da palha da cana na colheita. Ao assistir o trabalho de colheita mecanizada de cana crua,  ele avaliou que se tratava de “um avanço extraordinário, ainda mais se todo o setor seguir este modelo.”

A visita dos jornalistas à usina faz parte do projeto Divulgação do Brasil no Exterior, no qual incluem-se viagens temáticas de jornalistas internacionais ao Brasil, coordenadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), com apoio da Secom. Além dos representantes da ThomsonReuters, do Le Monde e Le Figaro, participaram da visita Silvia Liebrich, do diário alemão Süddeutsche Zeitung; Mike Wilson, do portal americano Farm Futures, voltado para o marketing e gestão do agronegócio; e Li Xingren, da revista chinesa China Business News, publicada também em língua inglesa.

“Foi uma excelente oportunidade para mostrarmos como nossa produção é sustentável,” afirmou Arlindo Carvalho, responsável pela área de custos e planejamento da Usina Santa Adélia. A visita foi acompanhada pelo representante da UNICA em Ribeirão Preto, Sérgio Prado, que fez um resumo do atual estágio da produção brasileira de etanol, açúcar e energia elétrica a partir da cana-de-açúcar.