12 de março de 2009

A Volkswagen acaba de decretar o fim do tanquinho de gasolina auxiliar para partidas a frio nos carros flex. A solução inovadora se baseia no aquecimento quase que instantâneo do etanol no sistema de distribuição, antes da combustão. O Polo E-Flex é o primeiro modelo bicombustível do mercado a utilizar esta tecnologia e, assim, ficar livre do reservatório auxiliar de gasolina.

Com a nova solução, o sistema de injeção de combustível aquece o etanol em poucos segundos e pode operar em temperaturas de até -5 ºC. O sistema inclui alterações em componentes e materiais do sistema de ignição e injeção de combustível. Um novo software na unidade de gerenciamento do motor otimiza todo o processo de partida do veículo a frio.
“A Volkswagen inova mais uma vez na área de uso de etanol com o Pólo E-Flex”, disse o consultor de emissões e tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Alfred Szwarc. “A introdução no mercado nacional de um modelo flex sem o tradicional sistema de partida a frio é um marco para a engenharia automobilística nacional e indica uma nova tendência para o mercado”.

De acordo com Szwarc, além de facilitar a partida a frio exclusivamente com etanol, a tecnologia permite melhor dirigibilidade enquanto o motor aquece e redução adicional na emissão de poluentes. “Também evita o risco de envelhecimento da gasolina no tanquinho e conseqüente formação de depósitos no sistema de injeção de combustível. Trata-se de uma tecnologia que abre caminho para o uso de 100% de etanol em países de clima frio e que até hoje têm mostrado resistência ao uso de sistemas externos de partida a frio”, acrescentou.

Engenheiros da General Motors haviam sugerido também uma solução para a partida a frio que não vingou. A idéia era utilizar um combustível com 15% de gasolina, o E85, que seria distribuído já formulado aos postos de combustível.

O Volkswagen Polo E-Flex, equipado com o sistema Flex Start, da Bosch, entra no mercado custando R$ 47.490,00.

Publicações Recentes

Veja Também

Projeto RenovAção requalifica cortadores de cana em Araçatuba

Projeto RenovAção requalifica cortadores de cana em Araçatuba

Cem cortadores de cana começam nesta segunda-feira (12/07) a participar de cursos para trabalhar como soldadores, eletricistas de caminhão e mecânicos de trator. A iniciativa faz parte do Projeto RenovAção, liderado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) em parceria com a Feraesp.

ler mais
Projeto RenovAção requalifica cortadores de cana em Araçatuba

Participação de veículos flex nas vendas de abril sobe para 85,7%

Segundo a Anfavea, foram comercializadas 209.597 veículos flex em abrilO número de automóveis flex fuel comercializados no País subiu para 85,7% do total das vendas em abril de 2012, contra 83,3% em abril de 2011 de acordo com informações divulgadas na segunda-feira (07/05) pela Associação Nacional dos Fabricantes de

ler mais
OMC aprova abertura de painel contra Índia

OMC aprova abertura de painel contra Índia

Serão instalados 3 painéis paralelos: um do Brasil, um da Austrália e um da Guatemala. Os questionamentos denunciam, em linhas gerais, as mesmas práticas que ferem as regras do órgão, como os elevados preços mínimos pagos pela cana-de-açúcar e os subsídios à exportação.

ler mais