fbpx

Volume de produção de etanol no Brasil impressiona delegação da Indonésia

0
30 de maio de 2008


Uma delegação com 15 representantes do governo da Indonésia, que está em visita para conhecer o agronegócio brasileiro, esteve na UNICA nesta quinta-feira (29/05/2008) com o objetivo de obter informações sobre a produção de cana-de-açúcar e de seus derivados no País. “É impressionante a quantidade de etanol produzida pelo Brasil em uma única safra”, afirmou o chefe da delegação Luky Eko Wuryanto, secretário ministerial de planos de investimento do governo indonésio, quando soube que na 2007/08 foram produzidos mais de 20 bilhões de litros de álcool combustível.


A Indonésia também cultiva cana-de-açúcar, já que suas condições geográficas favorecem este tipo de lavoura, porém com um volume de produção bastante inferior ao do Brasil, que é o maior produtor mundial de etanol de cana do mundo (segundo colocado no ranking global de produção de bioetanol, quando comparado aos Estados Unidos, que utilizam milho para produzir o combustível). Além disso, a Indonésia tem apenas 35 usinas para processar cana-de-açúcar e estas unidades se dedicam quase que exclusivamente à produção de açúcar.


A executiva da UNICA, Carolina Costa, que recebeu a delegação indonésia, apresentou dados sobre a sustentabilidade sócio-ambiental do setor sucroalcooleiro brasileiro e as iniciativas que estão sendo realizadas pela indústria para tornar o etanol uma commodity global, como o projeto Apex-Brasil/UNICA, apoiado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.


Outros aspectos do setor canavieiro do Brasil que despertaram a atenção dos indonésios foram a experiência com a utilização do etanol como combustível veicular desde a década de 1970, quando da introdução do Proálcool, e o consumo de álcool combustível que já superou o da gasolina no País, em função da introdução dos carros FlexFuel, em 2003.