A Volvo apresentou na Tailândia seus dois primeiros modelos com motores flex destinados aquele mercado, que permitem o uso da mistura de 85% de etanol à gasolina (E85) ou de gasolina pura. O Volvo C30 1.8F e o Volvo S80 2.5FT, que serão produzidos no país, foram mostrados pela primeira vez no circuito de corrida de Bangkok (Bangkok Racing Circuit), no dia 26 de novembro de 2008. Na Suécia, país sede da empresa, a Volvo já comercializa modelos flex.
Os modelos flex da Volvo, em destaque o S80 De acordo com o consultor de emissões e tecnologia da UNICA, Alfred Szwarc, os novos modelos são um passo fundamental para o desenvolvimento da Tailândia em direção a um futuro energético mais seguro. “Isso é possível por meio da promoção e do uso de combustíveis renováveis, como o etanol, que reduz consideravelmente a emissão de gases de efeito estufa”, completou.
O lançamento atende às metas de comercialização do E85 criadas pelo Ministério de Energia tailandês e que estão sendo implementadas pela empresa de petróleo do país, a Bangchak Petroleum. A Tailândia já adotou a mistura obrigatória de 10% de etanol à gasolina (E10).
A subdiretoria brasileira da Volvo informa que, por enquanto, não há planos de introduzir modelos flex no Brasi.
No mês de setembro, o vice-secretário geral da Tailândia, Kurujit Nakornthap, visitou a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) em São Paulo e explicitou o interesse do país em introduzir uma frota automobilística flex na Tailândia, algo que poderia acelerar o desenvolvimento do mercado de etanol do país (clique aqui e leia mais).
Fotos: Divulgação