fbpx

William Waack comandará o UNICA Fórum 2016

19 de outubro de 2016

O jornalista William Waack, âncora do Jornal da Globo e do programa Painel, da GloboNews, está confirmado como moderador do UNICA Fórum 2016, evento que a União da Indústria da Cana-de-Açucar (UNICA) realiza no dia 28 de novembro, no Teatro Principal do World Trade Center (WTC), em São Paulo (SP).
William Waack moderando plenária no Summit 2015Durante quatro grandes plenárias, além das cerimônias de abertura e encerramento, Waack vai comandar os debates envolvendo autoridades governamentais, empresários e executivos da cadeia sucroenergética sobre o papel dos produtos e energias renováveis da cana na matriz energética brasileira e mundial, particularmente no contexto dos compromissos assumidos no Acordo de Paris para frear o aquecimento do planeta.

A presidente da UNICA, Elizabeth Farina, ressalta que a participação do jornalista na primeira edição do Fórum, com presenças garantidas do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e da especialista em créditos de carbono e diretora da Climate Bonds Initiative, Justine Leigh-Bell, assegura uma condução equilibrada e competente. “Ele está habituado a tratar questões complexas e ancorou todas as edições do Ethanol Summit desde 2009, demonstrando sempre muito preparo e intimidade com os temas fundamentais para o nosso setor”, explica.

Com a realização do UNICA Fórum este ano, o jornalista volta a comandar uma importante iniciativa do setor sucroenergético em um momento crítico para a definição dos caminhos que serão trilhados nos próximos anos.

A partir deste ano, o Fórum e o Summit serão alternados, ambos ocorrendo a cada dois anos, para manter em evidência os assuntos de interesse da indústria. A próxima edição do Ethanol Summit, comemorando o 10º aniversário do evento, já foi lançada e está marcada para os dias 19 e 20 de junho de 2017, no Golden Hall do WTC (SP). Tanto o Fórum 2016 quanto o Summit 2017 serão produzidos pelo MCI Group, maior realizador de congressos do mundo, e pela MediaLink, consultoria dirigida pelo ex-diretor de Comunicação da UNICA, Adhemar Altieri. Esta mesma parceria realizou também o Summit de 2015.

Além de Henrique Meirelles e Justine Leigh-Bell, o UNICA Fórum 2016 também já confirmou a participação do diretor global de Desenvolvimento de Negócios para Bioenergias da Clariant, Paolo Corvo, cuja empresa é uma das líderes em pesquisas com etanol de segunda geração (2G), e do representante da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, Marcelo Furtado, que falará em nome da iniciativa formada por 120 organizações não governamentais, empresas e entidades empresariais, entre elas a UNICA.

Currículo

William Waack já passou pelas principais redações do País, com destaque para O Globo, Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo e Veja. Desempenhou as funções de editor de economia, internacional e política. Repórter foi a função em que ficou mais tempo. Atuou como correspondente internacional durante 21 anos e cobriu alguns dos principais acontecimentos nas últimas décadas, como a Guerra Fria, a Revolução no Irã, a Queda do Muro de Berlim, as ondas de terrorismo na Europa e as diversas crises do endividamento externo do Brasil e de outros países latino-americanos. Participou como enviado especial em mais de 40 países e cobriu diversos conflitos armados.

Na Rede Globo desde 1996 e residindo no Brasil desde 2000, William Waack é formado em Jornalismo pela USP e em Ciências Políticas, Sociologia e Comunicação pela Universidade de Mainz, na Alemanha, com mestrado em Relações Internacionais. Tem diversas publicações acadêmicas, além de participações em seminários na Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos. Lecionou sobre mídia americana e latino-americana na New York University, publicou quatro livros e venceu duas vezes o Prêmio Esso pela cobertura da Guerra do Golfo (1991) e pelas revelações sobre os arquivos secretos de Moscou (1993).

Inscrições

As inscrições para o UNICA Fórum 2016 estão abertas, exclusivamente por meio da página oficial do evento no site da UNICA (clique aqui). Inscrições realizadas até o dia 31 de outubro terão 25% de desconto, saindo pelo valor de R$ 1.000,00.

O UNICA Fórum 2016, que inclui entre seus patrocinadores FMC, Syngenta, Bayer, Clariant, Honda e Energisa, também é apoiado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), pela Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana) e Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (Stab). Entre os parceiros de mídia está o Grupo ProCana, que edita o Jornal Cana, uma das publicações mais lidas do setor sucroenergético.