No último dia 30 de maio, a UNICA/SIAESP/SIFAESP realizaram em Campinas mais um workshop de Segurança e Saúde no Trabalho que contou com a presença de 55 pessoas representando 97 unidades
A assessora Sindical Trabalhista, Elimara Sallum, abriu o evento com uma apresentação sobre “O novo Governo e a Política de Saúde e Segurança do Trabalho” onde abordou questões importantes sobre novo o processo de revisão das normas regulamentadoras e as ações institucionais relativas ao tema.
O convidado José Luiz Pedro de Barros, Gerente Consultivo de Segurança e Saúde no Trabalho da FIRJAN – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro e Coordenador da Bancada Patronal da Comissão Nacional Tripartite Temática da NR 12, fez uma apresentação sobre a nova NR 12 – Segurança de Máquinas e Equipamentos, que já foi revisada dentro do novo conceito de revisão do Governo Federal. Na oportunidade, explanou sobre o histórico do tema ao logo do tempo e as principais alterações desta última revisão, bem como a importância de uma boa leitura para interpretação do novo texto. “As alterações da norma em momento algum trará precarização para a segurança dos trabalhadores, mas que, alinhado ao novo conceito do Governo de simplificação e desburocratização, permitirá ao empregador utilizar estudar e implantar as alternativas para adequação de suas máquinas”, destacou José Luiz.
Ainda relacionado ao tema, o Gerente Corporativo de SSMA do Grupo Raízen, Marcelo Burlamaqui, fez uma apresentação no painel “Cases de Sucesso na Prevenção de acidentes”, onde explanou sobre o trabalho que o grupo vem desenvolvendo e que contribuíram significativamente para a redução dos índices de acidentes da companhia.
Na sequência Douglas Guedes Oliveira, Gerente de Segurança e Saúde do Trabalho do Grupo Cofco, apresentou um case de sucesso do grupo, abordando o tema “Medicina do Sono”, onde através da implantação do programa vem obtendo resultados expressivos na prevenção de acidentes com motoristas de caminhões e ônibus.
Por fim, o engenheiro Paulo Araújo apresentou o resumo da estatística de acidentes de 2018, baseado na pesquisa realizada com as empresas associadas registrou “o setor vem evoluindo ao longo dos últimos anos na diminuição de acidentes o que pode ser confirmado também nos dados estatísticos de incidências de acidentes da Previdência Social e apresentou a proposta patronal em estudo da revisão da NR 31 – Saúde e Segurança na Agricultura”. Seguida de debates e sugestões dos presentes.
Na avaliação de Elimara Sallum “A qualidade das exposições somada a integração dos profissionais presentes deixou a certeza de que o objetivo do Workshop foi atingido com excelência”.