fbpx

Workshop debate segurança e saúde do trabalho na agroindústria

19 de setembro de 2017

 

Mais um importante workshop promovido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) em parceria com o Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado de São Paulo (SIFAESP) e o Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de São Paulo (SIAESP) cobriu um amplo rol de questões relacionadas à segurança e saúde do trabalhador no segmento sucroenergético.

Diversas palestras e debates examinaram a adoção de boas práticas no campo e na indústria, do transporte de veículos pesados à prevenção de incêndios, além de uma atualização sobre a Norma Regulamentadora (NR12), responsável por definir medidas de proteção para colaboradores que utilizam máquinas e equipamentos, no campo ou na fábrica. Realizado nesta segunda-feira (18/09), no Centro Empresarial Conceição, em Campinas (SP), o evento reuniu 63 pessoas, entre palestrantes e representantes de 99 usinas da região Centro-Sul, onde se concentram 90% da produção canavieira do País.

Durante quatro painéis, especialistas em segurança e saúde do trabalho apresentaram experiências de boas práticas no segmento sucroenergético. O encontro teve início com uma exposição da consultora para Assuntos Trabalhistas da UNICA, Elimara Aparecida Assad Sallum, a respeito do papel da entidade e das empresas no aperfeiçoamento de medidas de segurança.

“O Comitê de Segurança tem contato com profissionais  especializados das empresas Biosev, Bunge, Odebrecht, Raizen, São Martinho e Tereos, que não só contribuem com as ações internas setoriais como também na atuação junto ao Ministério do Trabalho. Neste último caso, estamos trabalhando nas alterações das Normas Regulamentadoras e também na Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), responsável por aprovar as revisões das Normas”, ressalta Elimara Sallum.

Veja, abaixo, as Normas Reluladoras citadas pela consultora da UNICA:

Nº 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais (Estufagem);
Nº 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos; nº 13  –  Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações;
Nº 15 – Atividades e Operações Insalubres –  Anexo 3 (Calor) e  Anexo 8 – (Vibrações);
Nº 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis;
Nº 24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho;
Nº 31 – Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura;
Nº 35 – Trabalho em Altura

Natalia Furlan
O segundo painel foi destinado quase todo a palestras. A primeira, conduzida pela coordenadora de Segurança do grupo Odebrecht, Natalia Furlan, abordou a segurança no uso de caminhões ou máquinas agrícolas de médio e grande porte. Em seguida, o técnico da CPFL, Marcelo Mass, tratou dos riscos das redes energizadas no Corte Carregamento e Transporte.
“Este evento foi marcante na troca de informações sobre a gestão de segurança e boas práticas, permitindo reforçar a prevenção não somente no campo, mas nas empresas de serviços”, afirma Mass. E, por último, o gerente de Segurança e Saúde do Grupo Tereos, Fabiano Souto, destacou ações de combate e prevenção a um dos problemas que mais afetam os produtores de cana: incêndios criminosos e acidentais.

A palestra foi reforçada com a participação do técnico em Segurança do Trabalho e coordenador de Emergência da Usina Tanabi, André Souza, e do coordenador de Emergência da Usina Vertente, João Junior de Souza Nascimento. “A proteção de nossos colaboradores é um valor fundamental em qualquer processo produtivo. Temos o compromisso de evoluir sempre nesta questão, buscando aprimorar a qualidade das nossas operações”, exalta Fabiano Souto.
Abrindo a terceira parte do workshop, o engenheiro de Segurança do Trabalho da UNICA, Paulo Araújo, fez um resumo da atuação da entidade nas Comissões. Apresentou o cenário atual da NR12 , atualizando dados de fiscalizações e recentes portarias, notas técnicas, instruções normativas referentes à questão.

O último painel contou com uma apresentação do representante da Consultoria Assad Sallum Advogados Associados, Guilherme José Theodoro de Carvalho, que identificou e quantificou temas importantes de segurança e saúde do trabalho presentes nas ações trabalhistas.