Um novo modelo equipado com motor Flex, deve chegar em abril às concessionárias da fabricante global de motocicletas Yamaha. Trata-se da XTZ 150 Crosser, mais um produto da marca que oferece a tecnologia bicombustível ao consumidor brasileiro.
“Com esse lançamento, a Yamaha utiliza o conceito Flex para conquistar market share no segmento de duas rodas e oferece ao consumidor uma experiência de pilotagem mais esportiva com etanol,” disse o consultor em Emissões e Tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Alfred Szwarc.
A XTZ 150 Crosser estará disponível em duas versões: a versão E, com partida elétrica, freios a tambor e valor estimado em R$ 9.050; e a versão ED, que vem com itens extras como freio dianteiro a disco e guidão ajustável em distância, com preço sugerido de R$ 9.350.
De acordo com o diretor comercial da Yamaha, Márcio Hegenberg, a empresa está sempre desenvolvendo e pesquisando tecnologias para melhorar o nível de satisfação dos clientes. “Nosso objetivo é trazer mais opções para que eles escolham o que é mais econômico e melhorem ainda mais sua experiência de pilotagem. Isso está no nosso DNA,” afirmou.
Ele enfatizou que os modelos Fazer 250, Fazer 150 e a Crosser 150 possuem a tecnologia Blue Flex. “O sistema permite o uso eficiente de gasolina, etanol ou a mistura em qualquer proporção, distribuindo melhor o torque e a potência”, explicou Hegenberg.
A Crosser, que deverá concorrer diretamente com a NXR Bros da Honda, tem pneus Metzeler de uso misto, foi desenvolvida para andar na cidade e também em trechos de piso irregular e sem pavimentação.
“O sucesso das motos flex da Yamaha e da Honda segue o sucesso dos motores Flex no segmento de veículos leves e deve estimular outros fabricantes de motos a investir nessa tecnologia,” acredita o consultor da UNICA.