As razões?
Quando comparadas as emissões, hoje, o etanol já é o combustível mais limpo do mundo. Assim, o uso do biocombustível em motores a combustão representa redução nas emissões de gases que agravam o efeito estufa;
Com os veículos híbridos flex, combinação de motores elétricos e a combustão, quando abastecidos com etanol se transformam nos carros mais limpos do mundo.
No avanço da tecnologia, o próximo passo será a bioeletrificação dos carros. Com células combustível, os veículos poderão gerar energia elétrica on board, a partir do hidrogênio contido no etanol.
E, para os carros plugins, podemos gerar a energia elétrica necessária para o recarregamento das baterias, usando subprodutos da produção de etanol e biogás.
Etanol:
combustível de
baixo carbono.
Análise de Ciclo de Vida
Nas avaliações sobre a eficiência ambiental dos diferentes tipos de combustíveis é preciso incorporar o conceito do “poço à roda”, no qual “são contabilizados todos os fluxos de material e energia consumidos pelos processos produtivos e emitidos para o meio ambiente, desde a extração de recursos naturais, aquisição ou produção e tratamento da biomassa, sua conversão em biocombustível, até sua combustão nos motores, incluindo todas as fases de transporte”.
Nesse contexto, as emissões de carbono provenientes da queima dos biocombustíveis nos motores são consideradas neutras em termos de impacto climático, pois o CO2 lançado na atmosfera nesse processo é gerado a partir do ciclo biológico do carbono. Esse é o chamado “carbono biogênico” e se diferencia daquele gerado na queima do combustível fóssil, que envolve a ciclagem de longo prazo por meio de processos geológicos (ciclo geológico do carbono).
Assim, a emissão de gases de efeito estufa (GEE) evitada pelos biocombustíveis está associada ao processo de substituição do seu concorrente de origem fóssil e não decorre exclusivamente da absorção de CO2 pela cana-de-açúcar. Ou seja, para evitar a emissão de GEE, é necessário que ocorra consumo de etanol em detrimento da gasolina e isso não aconteceria sem o processamento da matéria-prima e a sua conversão em biocombustível.