Alimento e Energia Sustentável
do Brasil para o Mundo
O Brasil é o maior produtor global de cana-de-açúcar. Nas últimas décadas, a cultura passou por uma revolução tecnológica, com ampliação de práticas sustentáveis, levando em consideração a baixa pegada de carbono e as melhores práticas em toda a cadeia de valor.
A cana é a principal de fonte de energia renovável no país, correspondendo a 16,4% da matriz nacional ou 37% de toda a energia renovável ofertada. Isso posiciona o Brasil acima da média mundial (14,1%) e dos países desenvolvidos da OCDE (11,5%), o que reforça o papel brasileiro na vanguarda do uso de energias limpas e renováveis.

Etanol
Com potencial de reduzir até 90% das emissões de CO2, quando comparado à gasolina, o etanol é o combustível do presente e do futuro para a nova era da mobilidade sustentável.

Açúcar
Fonte de energia e bem-estar, o açúcar é o adoçante mais popular do mundo.
A cana é uma das matérias-primas mais eficientes e sustentáveis para a produção do açúcar.

Bioleletricidade
Quarta principal fonte de energia elétrica no Brasil, a geração de bioeletricidade representa baixíssimo impacto ambiental, sendo produzida próxima aos centros consumidores.

CBIO
O Crédito de Descarbonização, que faz parte do RenovaBio, pode ser considerado o principal ativo para a redução das emissões de gases que intensificam o efeito estufa.
Plantio
Novas formas de plantio mais eficientes –MEIOSI, muda pré-brotada, sementes
Manejo
Agricultura de precisão, fertirrigação, controle biológico, fim da queima da cana, mecanização da colheita, aproveitamento de subprodutos (vinhaça, palha, bagaço e torta de filtro)
Preservação
Recuperação de vegetação nativa e áreas de proteção permanente. Redução do uso de recursos hídricos – implantação de sistemas fechados e limpeza da cana a seco. Cogeração e autossuficiência de eletricidade
Biotecnologia
Desenvolvimento de novas variedades de cana-de-açúcar mais resistentes e produtiva